Desde fevereiro, os frequentadores da Prainha do Riacho Grande já têm à disposição seis banheiros químicos instalados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Os equipamentos foram adquiridos na administração passada, mas, por falta de contrato para manutenção, estavam guardados no pátio de estacionamento da subprefeitura do Riacho Grande.
Para resolver o impasse, a Prefeitura, por meio da secretaria de Gestão Ambiental, firmou contrato de um ano, prorrogável por mais um, com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que é responsável pela limpeza e manutenção das seis unidades, três vezes por semana.
O subprefeito do Riacho Grande, Fausto Landi, afirmou que a instalação de banheiros é um antigo pedido da população. "Nos fins de semana, é grande a movimentação de pessoas em busca de lazer na Prainha. Havia reclamações dos comerciantes e dos frequentadores para a instalação dos equipamentos", afirmou.
Já o secretário de Gestão Ambiental, Giba Marson, disse que faltou vontade política da administração anterior para colocar os equipamentos em funcionamento. "Gastaram muito com a compra dos banheiros, mas preferiram economizar, ou não souberam fazer um contrato para a manutenção", completou.