Praia Grande reduz índices de criminalidade

 

Litoral - 10/02/2009 - 17:01:45

 

Praia Grande reduz índices de criminalidade

Ação das autoridades policiais e apoio da Prefeitura diminuem ocorrências

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Praia Grande reduziu cinco índices de criminalidade em 2008 comparado a 2006. Segundo estatística divulgada recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em pesquisa por área/município por taxa de delito de 100 mil habitantes, houve grande queda no número de homicídios doloso, furto, roubo, e furto e roubo de veículo.

De 2006 para 2008, homicídios dolosos tiveram uma queda de quase 29% (5,09 em 2006 para 3,66 em 2008); furto diminuiu em mais de 33 % (698,05 para 463,89); já a diminuição de roubo superou os 17% (de 368,86 para 303,72) e furto e roubo de veículo teve a queda de quase 30% (de 231,62 para 162,94) .

De acordo com o inspetor do vídeo monitoramento da Guarda Civil Municipal, Alexandre Nascimento da Silva, a redução dos números se dá graças as diversas ações que previnem a criminalidade.

“Além da parceria entre a Guarda Civil Municipal, policias Militar e Civil e da implantação das câmeras de monitoramento. É importante ressaltar que Praia Grande é uma Cidade que previne a criminalidade através de programas sociais, incentivo as crianças praticarem esportes através do SuperEscola, com ginásios de primeiro mundo e escolas de qualidade. Tudo isso junto faz com que as crianças e jovens fiquem menos tempo na rua e se tornem melhores cidadãos”, salientou o inspetor.

O Município ainda está em segundo lugar no ranking dos nove  municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, com menos homicídios dolosos e furto. Em homicídios dolosos Santos está em primeiro lugar com 2,86; seguido por 3,66 de Praia Grande. Já em furto Guarujá é a única cidade com números menores de Praia Grande, 422,12 do município do Litoral Norte e 463,89 de Praia Grande.

Central de Monitoramento - Atualmente, Praia Grande possui mais de 1.200 câmeras espalhadas pela Cidade, das quais 61 são do tipo “domo”, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância. São realizadas manutenções e instalações diárias de câmeras nas ruas, praças, orla da praia, principais centros comerciais e escolas públicas.

O serviço funciona 24 horas por dia no Paço Municipal, sendo que o sistema, pioneiro na região, foi implantado em dezembro de 2002. O monitoramento da orla se estende do Canto do Forte ao Bairro Mirim. Além disso, pontos estratégicos definidos em conjunto com as policias civil e militar, como as principais rotas de fuga, receberam os equipamentos.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo