A Microsoft fornecerá a tecnologia Silverlight para a transmissão na Internet da Convenção Nacional Democrata, que começa nesta segunda-feira em Denver, e cujas sessões poderão ser acompanhadas na íntegra na rede, pela primeira vez na história.
"Pela primeira vez em uma convenção política, a cobertura de cada sessão estará disponível mundialmente por vídeo, ao vivo ou em demanda e em alta definição, através do site oficial da convenção", disse a Microsoft em comunicado.
A empresa, nomeada fornecedora oficial de software e de conteúdo na Internet de alta definição para a Convenção Democrata, informou que isso "será possível através da Silverlight, a plataforma da Microsoft que permite aplicações interativas em linha e vídeo de alta definição".
José Piñero, diretor de marketing multicultural da Microsoft, disse à agência Efe que é "a primeira vez que a tecnologia cumpre uma função tão importante" em uma convenção e que isso permitirá "que todas as comunidades" participem deste evento político.
A tecnologia Silverlight permitirá, por exemplo, aos internautas selecionar ângulos de câmera nas retransmissões online ou ver dados antes não disponíveis, como recontagem das votações de cada candidato.
Em 1908, Qwest forneceu só 12 linhas de telefone especiais para a convenção, que foram suficientes para a transmissão das notícias ao resto do país.
Este ano, a convenção terá uma conectividade sem precedentes, com 6 mil linhas de dados e voz para a transmissão de notícias, vídeos, blogs, e-mails e chamadas para uma audiência global, disse Qwest.
O candidato democrata de 1908, William Jennings Bryan, foi, no entanto, um pioneiro tecnológico e utilizou todos os meios de comunicação então a seu alcance para participar da convenção sem ter de assistir a ela.
Usando um telefone e um megafone modificado para funcionar ao contrário, Bryan pôde escutar a multidão de delegados nomeando-o candidato, enquanto permanecia sentado tranquilamente em sua casa em Lincoln, Nebraska.