Os candidatos à prefeitura de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) irão explorar as suas trajetórias em cargos públicos durante a propaganda eleitoral gratuita.
Os concorrentes querem conquistar o voto dos indecisos, que somam 5% do eleitorado conforme a pesquisa estimulada (quando o pesquisador apresenta um cartão com os nomes dos candidatos) do Ibope. Na espontânea, esse número sobe para 33%. O levantamento foi divulgado na sexta-feira.
"Vai ser uma boa estréia", disse o coordenador da campanha de Marta, Carlos Zarattini (PT-SP), se referindo ao resultado do Ibope, na qual a petista abriu diferença de 15 pontos sobre Alckmin, o segundo colocado. Marta atingiu 41% das preferências enquanto o tucano caiu para 26%. "Vamos mostrar o que ela fez no governo e combinar com propostas para a frente", acrescentou.
A campanha de Marta tem o segundo maior tempo (6 minutos e 40 segundos) e é comandada pelo marqueteiro João Santana, que atuou na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O programa de Alckmin tem 4 minutos e 27 segundos na TV e deve enfocar o que ele realizou como governador, além de apresentá-lo como candidato. Na opinião do coordenador de campanha, deputado Edson Aparecido (PSDB-SP), muitos eleitores desconhecem que o tucano esteja na disputa.
Alckmin gravou propaganda num terminal de ônibus, na periferia de São Paulo, onde colheu depoimentos dos usuários sobre as falhas no transporte coletivo. No seu horário, o tucano pretende mostrar soluções aos problemas que serão mostrados.
Kassab, cuja campanha é liderada pelo experiente Luiz Gonzalez, vai utilizar na TV um estilo 'revista eletrônica'. São 8 minutos e 44 segundos, fruto da soma da coligação de seis partidos políticos. O balanço numérico de realizações vai incluir, a criação de 110 AMAS (Assistência Médica Ambulatorial), dois hospitais e 117 novas escolas.
O maior desafio da propaganda é tornar Kassab conhecido e aproximar a aprovação da prefeitura à preferência eleitoral. O democrata recebeu a aprovação de 35% dos paulistas em julho, segundo o Datafolha, mas a intenção de voto no mesmo mês foi de 11%. Agora, pelo Ibope, ele tem 8%. A programa não deve bater em Alckmin, "que foi governador e não prefeito", segundo o assessor. Já com Marta devem ocorrer comparações.
PADRINHOS
Os candidatos também vão colar a imagem em seus padrinhos políticos. A campanha de Alckmin vai exibir um depoimento de Serra gravado na semana passada. Alckmin vai tentar espantar as críticas de que o governador está dividido entre sua candidatura e a de Kassab. Serra também deve aparecer na campanha do democrata, mas sem pedir voto para o prefeito, uma vez que o PSDB não faz parte de sua coligação.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também já gravou seu recado. Imagens do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ao lado de Alckmin também serão utilizadas.
Da mesma forma, Lula vai estar na campanha de Marta, mas ele ainda não gravou um depoimento para ser incluído nas imagens de TV. "Isso é estratégico. Tem que ver o melhor momento", se limita a dizer Zarattini.
Na área de transporte e trânsito, tema que deve dominar o debate na cidade, Marta vai enfocar realizações que pretende ampliar, como os corredores exclusivos para ônibus e o uso do bilhete único em horários maiores e com as modalidades de compra semanal e mensal.