O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que houve erros na publicação da primeira parcial da prestações de contas apresentadas pelos candidatos ao pleito eleitoral de 2008. O material começou a ser divulgado na manhã desta terça-feira no site do TSE.
Alguns candidatos não tiveram as prestações de contas divulgadas, como foi o caso do candidato à prefeitura de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Algumas cidades, como Teresina, no Piauí, não tiveram todos os candidatos relacionados na lista: dos seis candidatos registrados, apenas três apareciam no endereço eletrônico do TSE.
De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal, houve um problema técnico no banco de dados, o que fez com que as consultas realizadas pelos internautas tivessem o resultado alterado. A assessoria informou que o problema foi solucionado no fim da tarde desta quarta-feira.
De acordo com TSE, Geraldo Alckmin não teve sua prestação divulgada porque o arquivo foi não pode ser aberto. "Houve um erro, o arquivo estava corrompido", disse a assessoria. Com relação aos candidatos que não apareciam na lista, o TSE informou que pode se tratar de demora no repasse de informações dos cartórios eleitorais. Como não há prazo para a finalização da divulgação, o relatório continuará a ser atualizado.
A parcial de prestação de contas dos candidatos à Justiça Eleitoral terminou no dia 6 de agosto, a próxima deve ser entregue no dia 6 de setembro. A assessoria do TSE informou que não são analisadas as prestações de conta parciais. "A prestação final é mais detalhada e passa por julgamento. Caso eleito, o candidato com restrição na prestação de contas, pode ter problemas para tomar posse", explicou a assessoria.