A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Saúde, prorrogou a vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) para crianças de zero (recém-nascidas) a cinco anos de idade, até 15 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
No sábado, foram vacinadas 38.606 crianças contra a paralisia infantil, que correspondem 68,3% do total da população a ser vacinada. A secretaria pretende vacinar o número restante durante esta semana para atingir a meta estabelecida.
As 30 UBS’s de São Bernardo estarão vacinando em seus horários normais de funcionamento.
Rubéola – No dia 9 de agosto, teve início a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola com duração de cinco semanas. Foi aplicada a vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola) em 65.917 homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. A campanha faz parte de uma ação preventiva para evitar a disseminação da doença. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa, que pode levar a morte, além de causar aborto ou malformações no bebê. Em 2007, São Bernardo registrou 22 casos, sendo 13 do sexo masculino e nove feminino. Neste ano, foram cinco casos confirmados, destes três são homens e dois mulheres. A faixa etária mais atingida está entre 20 a 34 anos. Em São Bernardo, a meta é vacinar 294.895 pessoas.
Todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas de segunda à sexta-feira, no horário de funcionamento da unidade. Mais informações pelo telefone 4128-7744. Não esqueça de levar a carteira de vacinação.