O cônsul-geral britânico em São Paulo, Martin Raven, estará na vila ferroviária de Paranapiacaba neste sábado (16). A chegada está prevista para as 10h, na Parte Alta da vila. Esta é a primeira visita de Raven ao local e servirá para reforçar o apoio do Consulado à candidatura de Paranapiacaba para patrimônio da humanidade pela Unesco.
Na programação estão previstos o passeio de maria-fumaça, a visita ao Museu Funicular e ao circuito museológico – composto pela Casa da Memória, peloo Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (Cdarq), pelo Museu Castelo e pelo Mercado. Após o almoço, às 14h30, o cônsul visitará o Centro de Visitantes do Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba e o Núcleo Olho D’água, no próprio parque. O término da visita está previsto para as 15h15.
Candidatura foi lançada em junho e já teve série de atividades
O lançamento da candidatura da vila ferroviária de Paranapiacaba a patrimônio da humanidade pela Unesco aconteceu em 27 de junho e contou com a participação de representantes de entidades, dentre as quais uma representante do Consulado Geral Britânico em São Paulo.
Desde então uma série de atividades foram realizadas, como um seminário preparatório com especialistas na área de patrimônio para discutir aspectos técnicos da candidatura; o lançamento de um site (http://www.santoandre.sp.gov.br/paranapiacaba) com informações sobre a candidatura, no qual pessoas físicas ou jurídicas poderão declarar seu apoio; e uma exposição com informações que percorrerá o País.
Em julho, a subprefeita Vanessa Figueiredo também esteve na Europa, onde teve encontros com representantes de entidades envolvidas com a avaliação técnica para a Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como o Comitê Internacional para a Preservação do Patrimônio Industrial (TICCIH) e o International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), e participou de um congresso internacional na área de patrimônio histórico e arquitetônico.