Programa de educação ambiental da Sabesp para São Bernardo atingirá 48 mil alunos

 

ABCD - 30/07/2008 - 07:23:19

 

Programa de educação ambiental da Sabesp para São Bernardo atingirá 48 mil alunos

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) lançou nesta segunda-feira, 28 de julho, o programa Futurágua, de educação ambiental, exclusivamente para São Bernardo. A iniciativa da empresa, de implementação de um programa para uma cidade, foi inédita. O evento, que ocorreu na sede da Sabesp em Pinheiros, São Paulo, teve a presença de representantes das secretarias de Obras, de Educação e Cultura, de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Serviços Urbanos e de Comunicação, além do Fundo Social de Solidariedade.

O assessor de Meio Ambiente da presidência da Sabesp, Marcelo Morgado, falou da importância de ter uma educação ambiental. “A gente só se dá conta de quão importante é a água quando a gente abre a torneira e ela falta”, disse Morgado, reforçando que é preciso educar os jovens para o meio ambiente.

Quanto ao programa lançado exclusivamente para São Bernardo, o superintendente da Unidade de Negócio Sul, que abrange São Bernardo, entre outras cidades, Roberval Tavares de Souza, afirmou que uma das ações para a educação ambiental foi lançar o Pura – Programa de Uso Racional da Água (leia abaixo), de economia de água. “Em março deste ano assinamos um convênio com a Prefeitura de São Bernardo, e já deu bons resultados de economia de água”, disse.

Nos primeiros três meses em que foi implementado o Pura nos próprios municipais em São Bernardo, houve uma economia de 43% de água por mês – antes, a média mensal era de 10%. Isso corresponde a 80 mil m³ de água por ano, capaz de abastecer 1,5 mil pessoas. “A educação ambiental é um complemento da troca de equipamentos para a implementação do Pura. E agora chega em todos os níveis de usuários, do funcionário ao aluno da escola”, disse o secretário de Obras da Prefeitura de São Bernardo, Erival Daré.

O Futurágua é um programa de educação ambiental que será implementado em 69 Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) de São Bernardo, atingindo 48 mil alunos, além de outros próprios municipais. Serão quatro encontros de capacitação de alunos, professores e funcionários, com o objetivo de criar agentes multiplicadores do programa, que terá coordenação da Sabesp.

O programa de educação ambiental faz parte do Pura (Programa de Uso Racional da Água), que foi implementado em março nos próprios municipais onde funcionam secretarias, escolas e unidades de saúde. Com a implementação do programa, a estimativa é de que serão economizados 21,7 milhões de litros de água por ano, além de trazer uma economia de 25% a 50% no valor da conta e o efeito positivo da conscientização ambiental. A parceria com a Sabesp para implementação do Pura foi firmada pelo prefeito de São Bernardo, William Dib, em 28 de fevereiro. “Estamos empenhados em usar os recursos hídricos da forma mais responsável possível, para assegurar a universalização do uso da água. Estamos juntos com a Sabesp numa parceria que só trará benefícios aos moradores de São Bernardo e de toda a região metropolitana", disse o prefeito.

Além da consultoria técnica por parte da Sabesp, para que a Prefeitura

realizasse  manutenções e adequações necessárias à implementação do Pura nesses próprios municipais, inclusive com troca de equipamentos para economia de água, como válvulas de descarga e torneiras, estavam previstas ações de educação ambiental àqueles que trabalham e freqüentam esses locais, razão pela qual foi lançado agora o Futurágua.

Pura – Aplicado  na  própria  Sabesp e  em  dezenas de instituições públicas e

privadas desde 1996, o Pura é um programa de incentivo ao uso econômico da água, que

envolve ações tecnológicas e mudanças culturais para a conscientização das pessoas

quanto ao desperdício de água. Os resultados  do  Programa trazem benefícios diretos ao meio ambiente e à população de São Bernardo, com a economia da água e conseqüente preservação dos mananciais. Além da redução do consumo, a tarifa dos imóveis terá desconto de 25% sobre o valor normal para prédios públicos.

Educação – Todas essas ações em parceria com a Sabesp (Pura e Futurágua) são de grande importância para a educação e complementam o que o Programa de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo, já realiza desde 1989.

Hoje o programa atende o Ensino Fundamental, a Educação Infantil, a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos, com investimento crescente na formação dos educadores por meio de cursos, oficinas, palestras e atendimento em horário de trabalho coletivo – HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo).

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo