Pela primeira vez na história do jornalismo televisivo do Grande ABC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista – exclusiva - à equipe do jornal ABCD maior, parceiro de conteúdo do programa Show+, exibido pela TV+ABC. A entrevista foi transmitida dia 5 de julho, às 20h, onde Lula fala sobre a sua amizade e do trabalho já realizado com Luiz Marinho, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de São Bernardo.
O juiz eleitoral Drº Wagner Riby Gídaro acatou – em 14 de julho - a consideração da Coligação Melhor para São Bernardo a entrevista como propaganda eleitoral antecipada. De acordo com o processo 103/2008 foi Representante: Coligação Melhor para São Bernardo e foram Representados: Luiz Inácio Lula da Silva, Luiz Marinho, Jornal ABCD Maior e Rede TV+ABC.
Os advogados da Coligação ampararam sua argumentação no artigo 96 da Lei 9.504/97 e citam, inclusive, o artigo 36 da Lei 9.504/97, que trata da propaganda eleitoral em geral e diz que ela somente é permitida a partir de 6 de julho do ano da eleição.
O departamento jurídico da emissora, entrou com a defesa e o juiz Drº Gídaro julgou – em 23 de julho – como improcedente o pedido inicial da Coligação Melhor para São Bernardo.
Para o diretor presidente da TV + ABC, é dever do jornalista repercutir assuntos de interesse da população e se diz feliz com a decisão do juiz eleitoral, que verificou o contexto da entrevista e soube distinguir propaganda eleitoral de informação jornalística e, principalmente não nos cerceou a liberdade de expressão.