O candidato à prefeitura de São Paulo Ivan Valente (Psol) protocolou na noite deste domingo uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), por causa da notícia divulgada pela Folha de S.Paulo, em que afirma que Kassab enviou um e-mail a 26 subprefeitos no dia 23 de julho, pedindo que realizassem "ações" para identificar um "ponto" onde o instituto Datafolha abordaria eleitores. A pesquisa (http://www.datafolha.com.br) foi divulgada no dia seguinte, 24.
"Na reportagem ficou expressada a forma de utilização da máquina pública em benefício da campanha do prefeito que é candidato à reeleição", diz comunicado emitido pela assessoria de imprensa de Valente.
Para Ivan Valente, "está mais do que evidente que o prefeito Gilberto Kassab usou a estrutura municipal para tentar intimidar pesquisadores e cercear o livre direito de manifestação política das pessoas".
O PT, da candidata Marta Suplicy, também afirmou neste domingo que pretende entrar com uma representação contra Kassab.
O atual prefeito da capital paulista confirmou neste domingo ter mandado e-mails para os subprefeitos ficarem atentos sobre a pesquisa eleitoral do instituto Datafolha, mas disse que se tratava de uma "ação preventiva" e "de governo" para evitar possíveis desordens. Segundo o candidato à reeleição, alguns partidos tumultuam os lugares onde a pesquisa é realizada, para influenciar nos resultados.