A oferta de conexão sem fio à Internet vem se tornando bastante comum em estabelecimentos como restaurantes e hotéis ou até em espaços públicos - caso da recém-inaugurada rede Wi-Fi da praia de Copacabana. No entanto, especialistas alertam que o acesso público sem fio pode ser arriscado e exige cuidados extras na proteção do computador e dos dados.
Dividir uma rede wireless com outras pessoas aumenta a vulnerabilidade do computador, muito mais do que no caso de uma rede doméstica (mesmo que sem fio), pois a comunicação entre o laptop e o roteador é feita por ondas de rádio. Esta conexão é aberta, ou seja, os dados transmitidos podem ser acessados por outros notebooks, o que pode resultar em roubo de senhas e dados.
Como usar as redes abertas com segurança, então? Para o consultor de TI Orácio Kuradomi, tudo começa com cinco elementos básicos para a segurança do PC, que devem estar sempre atualizados:
- sistema operacional
- antivírus
- anti-spyware
- anti-spam
- firewall
A partir daí, o passo mais importante é cuidar da segurança no tráfego de dados, habilitando a criptografia da rede. Isto faz com que, ao saírem do computador, as informações saiam todas codificadas e, dessa forma, incompreensíveis.
Outra dica de Kuradomi: ao configurar o roteador, em vez da opção padrão ou default, o usuário deve optar por escolher a rede acessada, para que não acesse sem querer outra rede disponível no local.
A segurança também é responsabilidade de quem fornece o sinal - mesmo para quem tem conexão sem fio em casa -, que deve exigir sempre a autenticação do usuário, por meio de senha para acesso. Além de ajudar na proteção do PC, isso evita o congestionamento da rede.