A Telefonica informou ontem, em comunicado, que vai compensar os clientes do Speedy em função dos problemas no serviço de Internet ocorridos entre os dias 2 e 3 de julho, conforme compromisso acertado com o Ministério Público Estadual e a Fundação Procon-SP nesta segunda-feira. Os assinantes terão uma redução de valor equivalente a 5 dias ou 120 horas na próxima conta do serviço (agosto/setembro). Clientes empresariais e governamentais também serão compensados, de acordo com diálogos já iniciados caso a caso.
A proposta inicial da Telefônica fora considerada "tímida" pelos representantes dos órgãos de defesa do consumidor, e foi revista. A empresa acertou também, que vai oferecer um canal de atendimento específico, segundo comunicado da Fundação Procon-SP, para receber reclamações de consumidores atingidos de forma indireta pela pane na Internet.
A reparação dos danos coletivos será negociada em um novo compromisso, segundo o Procon-SP, para definir outros procedimentos, como o recolhimento de valor para o Fundo Estadual de Interesses Difusos.
Confira abaixo a íntegra do comunicado da Telefônica:
A Telefonica informa que compensará os clientes do Speedy pelos problemas no funcionamento do serviço ocorridos entre os dias 2 e 3 de julho, em função de problema técnico na rede de dados da empresa. A decisão atende ao compromisso firmado nesta segunda-feira (14/07) com o Ministério Público Estadual - Promotoria de Justiça do Consumidor - e a Fundação Procon.
A empresa compensará todos os assinantes do serviço Speedy.
A Telefônica efetuará desconto relativo às 36 horas em que o serviço apresentou problemas, conforme determina a regulamentação, acrescido de crédito, a título de compensação, equivalente a 84 horas, calculadas sobre o valor da assinatura mensal do Speedy. No total, os clientes terão uma redução, na conta do serviço, de valor equivalente a 5 dias, ou 120 horas.
A empresa informa ainda que já iniciou diálogo com os clientes empresariais e governamentais para definir as compensações aplicáveis a cada um deles, de acordo com as disposições contratuais e comerciais estabelecidas.
A Telefônica espera que estas medidas reparem os transtornos causados a seus clientes e reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito ao consumidor.