O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, prometeu que a entidade divulgará no dia 15 de agosto os nomes de todos os candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondam a processos judiciais. Em entrevista coletiva, em Curitiba, Valadares disse que a sociedade tem o direito de saber a vida pregressa dos que querem seu voto.
"Nós somos remunerados pela sociedade e temos o dever de prestar contas para essa sociedade", afirmou. Segundo Valadares, ao divulgar os candidatos com "fichas sujas", a AMB pretende dar mais uma informação para que o eleitor decida em quem votar.
"Não vamos fazer juízo de valor", disse, explicando que serão divulgados os nomes de candidatos que respondam a processos, em qualquer instância, que envolvam irregularidades na esfera pública. A lista será divulgada no site da entidade (http://www.amb.com.br). A AMB também orienta todos os juízes eleitorais a promover audiências públicas para informar a população sobre crimes eleitorais.
O presidente da AMB se mostrou otimista com a votação do pedido de liminar movido pela instituição no Supremo Tribunal Federal (STF), que torna nulo o registro de candidatos que respondam à ação judicial. Ele lembrou, no entanto, que a decisão do Supremo não tem súmula vinculante e, mesmo que os ministros decidam por manter inelegíveis apenas os já condenados com sentença definitiva, cada juiz eleitoral poderá decidir se aceita ou não o registro caso a caso.
O magistrado também comentou sobre as ações da Polícia Federal, elogiando o trabalho, mas afirmou que há exageros no uso de algemas quando não há resistência por parte do acusado e questionando a presença da imprensa no exato momento das prisões. "Não se pode transformar as ações em espetáculos cinematográficos e expor qualquer cidadão brasileiro ao constrangimento".