Datafolha: Marta lidera com 38%; Alckmin tem 31%

 

Politica - 06/07/2008 - 13:24:31

 

Datafolha: Marta lidera com 38%; Alckmin tem 31%

 

Da Redação com Folha de SP

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A pesquisa Datafolha apontou que a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera as intenções de votos à prefeitura da cidade de São Paulo com 38%. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) figura em segundo lugar, com 31%. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. A vantagem de Marta sobre Alckmin supera a margem de erro máxima da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ainda mostra que o atual prefeito paulista, Gilberto Kassab (DEM), está na terceira posição, com 13%. Ele é seguido pelo ex-prefeito Paulo Maluf (PP), com 8%. Soninha, do PPS, atinge 1% e Levy Fidelix (PRTB), Ciro Moura (PTC), Renato Reichman (PMN) e Ivan Valente (PSOL) não atingem 1% das intenções de votos. Anaí Caproni (PCO) e Edmilson Costa (PCB) não foram citados pelos entrevistados. A pesquisa ainda apontou que 5% votariam em branco ou anulariam o voto e 3% não saberiam em quem votar. O levantamento, contratado pelo jornal, foi realizado entre os dias 3 e 4 de julho pelo Instituto de Pesquisas Datafolha, ouviu 1.085 moradores da cidade e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número 01/000108-SPPE.

No caso de um segundo turno entre ambos, a vantagem do tucano, que era de 10 pontos percentuais em maio, caiu pela metade, e, hoje, ocorre um empate, dentro da margem de erro da pesquisa, ou seja, o peessedebista obteria 50% e a petista ficaria com 45% dos votos.

Se a disputa ficasse entre Marta e Kassab, 56% dos que têm intenção de votar em Alckmin no primeiro turno dariam seu voto ao prefeito do DEM no segundo. Se Alckmin disputasse o segundo turno contra o atual prefeito, 53% dos potenciais eleitores da petista optariam pelo tucano.

Dizem espontaneamente que gostariam de votar em Marta Suplicy para a prefeitura, 19%. Os que citam Gilberto Kassab desse modo atinge 8% e a taxa dos que mencionam Geraldo Alckmin ficou em 11%. A taxa dos que dizem, de maneira espontânea, que gostariam de votar em Paulo Maluf, é de 2%.

Pesquisa anterior

Em maio, Marta e Alckmin empatavam, dentro da margem de erro. A petista obtinha percentuais que iam de 30% a 34%, e o peessedebista se localizava entre 28% e 32%. Já Luiza Erundina oscilava entre 5% e 6% das intenções de voto, Paulinho ficava entre 2% e 3% e Aldo Rebelo, bem como Zulaiê, atingia entre 1% e 2% das preferências.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo