A Microsoft deixará de distribuir a partir de hoje o sistema operacional Windows XP aos principais fabricantes de computadores e grandes estabelecimentos comerciais, mas continuará oferecendo o software a fabricantes menores.
Através do site do Windows XP, a Microsoft reconheceu que a decisão foi difícil, mas a empresa reiterou que seu "compromisso com a inovação" o obrigou a substituir esse sistema operacional pelo Vista.
No ano passado, a Microsoft teve que adiar o início do desaparecimento do Windows XP diante da rejeição de muitos consumidores, tanto individuais quanto corporativos, em substituir o sistema operacional.
De acordo com o plano estabelecido pela Microsoft, a partir de hoje deixará de fornecer os discos do Windows XP a lojas para venda a pessoas físicas. Mas estes estabelecimentos continuarão vendendo cópias do programa até que se esgotem suas reservas.
A Microsoft também deixará de fornecer o sistema operacional a grandes fabricantes como Dell, HP e Lenovo. Outros fabricantes menores de PC continuarão recebendo o XP para instalação até janeiro de 2009.
Além disso, a Microsoft distribuirá o Windows XP Home até junho de 2010 para sua instalação em computadores de capacidade reduzida/(Netbook) e os de baixo custo.