A Prefeitura de São Bernardo reformará e readequará os espaços da Unidade Básica de Saúde do Planalto. O anúncio foi feito no dia 19 de junho, durante a visita à unidade do secretário de Saúde interino, Alessandro Neves. A ação faz parte do programa de investimento da Prefeitura na atenção básica de saúde. O objetivo é melhorar as condições de trabalho dos funcionários e oferecer um atendimento digno aos pacientes.
As obras começarão imediatamente, com a elaboração do projeto, e previsão de entrega em 60 dias. Com a reforma da unidade do bairro Planalto, a população contará com banheiros públicos adaptados para deficientes e mais um consultório para a área de ginecologia, especialista que possui grande demanda na unidade.
A recepção será ampliada e ganhará uma sala de espera, o local do arquivo será readequado e a sala de vacinação ganhará um espaço maior. Além disso, a unidade receberá novo piso, pintura interna e externa, manutenção da parte elétrica e hidráulica, equipamentos e mobiliários novos. O secretário interino ressaltou que a reforma é importante para dar atendimento digno à população e dar melhores condições de trabalho aos funcionários, mas "o fundamental é o tratamento humanizado aos usuários da unidade. Todos os pacientes devem ser tratados com atenção e carinho".
A UBS do bairro Planalto possui três clínicos gerais, dois ginecologistas, três pediatras, um dentista, um enfermeiro, sete auxiliares de enfermagem e duas recepcionistas. A unidade funciona das 7h às 17h e possui mais de 17,6 mil pacientes cadastrados.
A atual administração municipal já reformou 12 Unidades Básicas de Saúde e cinco prontos-socorros, além de construir nova sede para três unidades básicas. No momento, mais três unidades estão passando por reforma e uma nova está sendo construída no Parque Selecta.