São Bernardo abre os festejos do bicentenário de chegada da família real no

 

ABCD - 11/06/2008 - 08:33:06

 

São Bernardo abre os festejos do bicentenário de chegada da família real no

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O prefeito de São Bernardo, William Dib, abriu oficialmente ontem à tarde,dia 10, as comemorações do bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil, que aportou em 22 de janeiro de 1808. Uma comissão municipal organizadora foi instituída para elaborar e coordenar a programação de atividades e festejos alusivos à data e que se entenderá até

o dia 7 de setembro.

O encontro, que ocorreu no 19º andar do Paço, reuniu representantes da colônia portuguesa na cidade e diversas autoridades, entre elas, o deputado estadual Orlando Morando. "São Bernardo reconhece a importância histórica da colônia portuguesa em prol do desenvolvimento do município e do próprio país", disse o prefeito.

Ainda nesta semana, a comissão, instituída por servidores municipais em um primeiro momento, nomeará um representante do poder legislativo indicado pela Câmara e demais integrantes de entidades da colônia luso-brasileira. A programação de atividades também será discutida nos próximos dias, de acordo com o subprefeito do Riacho Grande, Ramos de Oliveira, que faz parte da comissão. Pelo menos, duas festas típicas fazem parte das comemorações. Outra proposta é instituir o tema do bicentenário no desfile cívico de agosto, quando se festeja o aniversário de São Bernardo.

A data 10 de junho, escolhida para a cerimônia de abertura em São Bernardo das comemorações dos 200 anos de chegada da família real, é significativa para a população luso-portuguesa no Brasil. Nesse dia festeja-se, oficialmente, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. "O Elos Clube estará à disposição para realização de parte das atividades", afirmou Márcia Rodrigues, filha de portugueses e a primeira presidente da entidade luso-brasileira em São Bernardo.

Para o subprefeito do Riacho Grande, a chegada da família real trouxe independência ao Brasil, que deixou de ser colônia, além de promover a abertura dos portos e a implementação da imprensa oficial. "A homenagem é mais do que justa a esse povo hospitaleiro, batalhador e amigo", afirma.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo