A alta dos preços do petróleo levou a montadora americana General Motors (GM) a anunciar mais investimentos em sua maior aposta de carro "ecológico". O Volt, que possui motor elétrico, ainda é um veículo conceito, mas deve chegar à linha de produção em 2010.
A intenção da GM de focar suas atenções em novas soluções "limpas" se concretizou nessa semana, quando anunciou também que estuda se desfazer de sua marca de veículos baseados em linhas de carros de guerra, a Hummer, conhecido por seu tamanho avantajado e o alto consumo de combustível.
O Chevrolet Volt Concept é um sedã equipado com um propulsor elétrico E-Flex, que promete reduzir o consumo de combustíveis derivados do petróleo, além de diminuir as emissões de CO2.
O automóvel pode percorrer até 64 km utilizando apenas sua bateria de lítio de 180 kg, e pode ser recarregado por uma tomada de 110 v. O Volt chegará para concorrer com o híbrido Toyota Prius, que já se consolidou no mercado americano.
Diferentemente do concorrente japonês, o carro elétrico da GM não alterna o uso de gasolina e bateria. O Volt é impulsionado apenas pela energia elétrica. O pequeno motor com combustível derivado de petróleo só é acionado para dar energia extra à bateria em viagens longas. Para ganhar potência, o carro possui um propulsor de três cilindros turbo.
Prêmio
A aposta da GM ganhou o prêmio de carro conceito do ano nos Estados Unidos em 2007. O Volt também venceu na categoria de protótipo mais significativo de 2007. O veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro deste ano.
Além do Volt, a montadora americana anunciou a liberação de fundos para a criação de uma nova geração de carros compactos com a marca Chevrolet, assim como o lançamento do novo subcompacto Aveo, que, nos Estados Unidos, deve ter vendas iniciadas em 2010.