O prefeito de São Bernardo, William Dib, inaugurou no dia 27 de maio, o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares, na Rua Aura, 79, Vila Mussolini – bairro Rudge Ramos. O novo ambulatório, pioneiro na região do ABC, foi instalado no prédio da Unidade Básica de Saúde da Vila Mussolini, que passou por uma reforma geral.
O ambulatório conta com homeopatia e acupuntura e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. De acordo com o secretário de Saúde, a homeopatia e a acupuntura são mais uma alternativa de tratamento. “Quando se esgota todas as possibilidades do tratamento convencional, a rede pública de saúde possui duas novas alternativas, que se preocupa com o paciente de forma integral”, disse. Os pacientes serão encaminhados para o novo ambulatório pelas unidades de especialidades médicas de saúde.
O ambulatório foi implantado de acordo com as regras da Política Nacional da Medicina Natural e Práticas Complementares do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, que consiste no desenvolvimento de práticas de medicina natural, como a acupuntura, homeopatia, fitoterapia e outras, incorporando-as ao atendimento na rede de atenção básica.
O prefeito se mostrou satisfeito com o novo ambulatório. “É um tratamento complementar que está ao alcance da população mais carente, que não tem como pagar esse tipo de especialidades. É um tratamento diferenciado que traz mais cidadania e um atendimento cada vez melhor para a população”.
Com a homeopatia e a acupuntura, o paciente ganha em qualidade de atendimento, resolutividade, baixo custo dos medicamentos e diminuição dos efeitos colaterais. A homeopatia atua em diversas situações clínicas, como nas doenças crônicas não-transmissíveis, nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psicossomáticos, reduzindo a demanda por intervenções hospitalares e emergenciais.
Já a acupuntura consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele através de micro-agulhas descartáveis, onde trata o corpo por inteiro, e não apenas uma deficiência, com o objetivo de provocar o equilíbrio energético. A iniciativa permitirá à população encontrar uma fonte alternativa para o tratamento de doenças agudas ou crônicas, onde a acupuntura poderá ser usada como tratamento preventivo ou auxiliar.
UBS Vila Mussolini – No mesmo dia, o prefeito entregou a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Mussolini. A unidade passou por uma reforma geral, que contou com troca de piso e janelas, pintura interna e externa e manutenção da parte elétrica e hidráulica. Além disso, a unidade recebeu equipamentos e mobiliário novos. A ação faz parte do programa de investimento da Prefeitura na atenção básica de saúde. O objetivo é melhorar as condições de trabalho dos funcionários e oferecer um atendimento digno aos pacientes.
|