O prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib, recebeu na noite desta quarta-feira, 28 de maio, a Certificação Internacional Município e Cidadania, na Categoria 100 melhores prefeitos das Américas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Fernando Longo, representou o prefeito na solenidade, que aconteceu no auditório do Senado Federal, em Brasília. O município de São Bernardo foi indicado ao prêmio pela Associação Nacional dos Municípios Produtores, entidade que representa o segmento produtivo brasileiro.
"Na verdade, sempre acreditei que justiça social só conseguimos fazer através do desenvolvimento econômico, da geração de empregos. As pessoas querem trabalho, querem dignidade e cidadania", afirmou o prefeito William Dib.
Em sua 13ª edição, a premiação tem como objetivo reconhecer instituições públicas compromissadas com as questões sociais, políticas, econômicas e de qualidade de vida. Entre os critérios para escolha do prêmio está o excelente crescimento econômico da cidade, sobretudo de ICMS, valor adicionado e ISSQN.
O prefeito de São Bernardo, William Dib, considerado o prefeito do desenvolvimento, criou a lei de Incentivos Seletivos, que promoveu a ampliação e vinda de novas empresas para a cidade, como Carrefour, Sonda, Casas Bahia, EDS, e Center Castilho, e que contribuiu para a criação de 12 mil novos empregos no município.
Dib também criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico, órgão que reúne o Poder Público, entidades da iniciativa privada, entidades educativas e a sociedade civil organizada, que tem promovido ações para ampliar o desenvolvimento econômico da cidade e assim aumentar ainda mais as ofertas de emprego.
Na cidade, o prefeito William Dib implantou o programa São Bernardo Moderna, um conjunto de 25 grandes intervenções viárias que está em andamento e que prepara a cidade para o desenvolvimento, melhorando o anel viário local. Em parceria com o Governo do Estado iniciou as obras de duplicação da Estrada Galvão Bueno, obra que vai melhorar a fluidez do trânsito na ligação das rodovias Anchieta e Imigrantes, onde estão localizadas a maioria das indústrias de logísticas.
Essas ações já trouxeram resultado para a cidade. Além de novas empresas e aumento do número de empregos, São Bernardo foi o município do Grande ABC que mais teve lançamentos imobiliários em 2007, totalizando 2,7 mil novos lançamentos.
Dib também liderou um movimento de prefeitos, quando foi presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC durante os anos de 2005 e 2006, que foi a Brasília, com o apoio da Fiesp, pleitear recursos para as obras do trecho Sul do Rodoanel, atualmente sendo executado.
Por essas e outras iniciativas, São Bernardo cresce cada vez mais e se consolida como um município preocupado em investir em ações que promovam o desenvolvimento econômico.
|