O ex-vereador paulistano Vicente Viscome foi multado novamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por propaganda antecipada. Viscome teria distribuído um calendário com as inscrições "2008 faça Justiça" e "O bem venceu o mal". A representação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral.
A decisão foi do juiz auxiliar da propaganda da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Claudio Luiz Bueno de Godoy. Para a Justiça Eleitoral, as expressões são "sintomáticas" e não se relacionam com um calendário.
O juiz alegou ainda que elas permitem deduzir que "elegendo-se o representado no próximo pleito, estará o eleitor redimindo injustiça consistente na cassação de anterior mandato. Essa a evidente, malgrado inexplícita, mensagem ao eleitorado", conclui o juiz.
O ex-vereador foi condenado em 1999 a 16 anos de prisão por envolvimento na chamada máfia dos fiscais. Em abril do ano passado, por não ter cometido nenhum crime nos últimos dois anos, obteve indulto definitivo.
A propaganda eleitoral somente é permitida a partir de 6 de julho do ano da eleição. O ex-vereador ainda pode apresentar um recurso contra a decisão ao TRE.
|