Trânsito
Segunda, 28 de janeiro de 2008, 03h50 Atualizada às 03h49
Código de Trânsito faz dez anos e acidentes crescem
Ao completar 10 anos de existência do Código de Trânsito Brasileiro, o País teve os maiores número de acidentes em rodovias federais desde 1998. Segundo a Folha de S.Paulo, mais de dois terços das metas do governo federal para 2006 em relação ao assunto não foram atingidas. O Denatran nega o dado.
O jornal lembra que no primeiro ano de sua aplicação, em 1998, houve redução no número de vítimas de acidentes em percentuais que chegaram a 40%. Entre as causas apontadas pela reversão da tendência nesta década está a não aplicação de medidas previstas.
Entre essas medidas está o uso de 5% dos recursos arrecadados com as multas e o pagamento do seguro obrigatório que deveriam ser usadas para a educação para o trânsito e prevenção de acidentes. Na média de 2003 a 2007, somente 22% dos recursos foram efetivamente investidos. Os valores absolutos não foram informados pela publicação.
Segundo um levantamento feito pela Folha, das 26 metas propostas pelo próprio governo até 2006, apenas um terço foi cumprido. Entre as metas estão projetos de sinalização em 90 municípios, programas educacionais e a inspeção veicular obrigatória.
O Denatran contesta os dados. O órgão considera que apenas 8 metas não foram realizadas. Nas demas, segundo o Denatran, houve avanços parciais.
|