O Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) de São Bernardo do Campo, criado em 2007 pelo prefeito William Dib, registrou importantes avanços ao longo do último ano com ações que contribuíram para o desenvolvimento econômico da cidade, seja na geração de empregos, na promoção de cursos de capacitação, na harmonização dos interesses públicos e privados, além de propor políticas para celebração de acordos, parcerias e convênios.
As atividades do CDE tiveram inicio em março e já em maio, em parceria com o Sebrae-SP (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa), o conselho realizou o Fórum de Debates sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que teve a presença de cerca de 500 micro e pequenos empresários da região.
Na seqüência o órgão firmou uma parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem) para cursos de qualificação profissional para o setor gráfico e autopeças nas áreas de estamparia e ferramentaria, com a finalidade de capacitar a mão-de-obra, e assim atender ao mercado de trabalho.
"Investir na formação de mão-de-obra é uma das prioridades do conselho e temos trabalhado para isso, por meio das ações que desenvolvemos ao longo do ano. Para o Poder Público, investir na qualificação profissional é um ponto vital para que o emprego permaneça na nossa região", explica o prefeito William Dib, que também é presidente do CDE.
No mês de agosto o CDE realizou o Fórum de Debates "O estágio no século XXI – O melhor caminho para o emprego" que reuniu mais de 500 estudantes, além de representantes de empresas privadas. Na ocasião, a Prefeitura de São Bernardo lançou o Programa Municipal de Estágio, para propagar o estágio como instrumento de trabalho, e assinou um termo de intenções com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que estabelece uma parceria para ações desenvolvidas no programa.
O conselho apresentou também a proposta de incluir na grade curricular das escolas públicas e particulares a disciplina "empreendedorismo". O objetivo é incorporar o “Programa Jovens Empreendedores” do Sebrae-SP e lançá-lo em São Bernardo.
Outro importante avanço para o desenvolvimento econômico da cidade foi a criação do Banco de Imóveis. A Prefeitura assinou em outubro um convênio com a Associação dos Construtores e Imobiliárias do Grande ABC (ACIGABC) que, em novembro, institui essa nova ferramenta no site da Prefeitura de São Bernardo (www.saobernardo.sp.gov.br).
O Banco de Imóveis representa um grande avanço e modernização para as imobiliárias, pois vai agilizar e facilitar a pesquisa por áreas comerciais e industriais, tais como terrenos, imóveis, galpões e salões comerciais. O objetivo é atrair novos negócios, investimentos e atender à demanda de investidores que buscam áreas comerciais ou industriais para instalação ou ampliação no município.
Por meio do conselho também foram realizadas homenagens às empresas instaladas no município, como forma de reconhecimento aos investimentos feitos em São Bernardo. Outro aspecto abordado nas reuniões foram palestras ministradas por personalidades que trouxeram temas da atualidade de grande importância para o mercado.
Encerrando o ano, a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Ministério do Trabalho assinaram em dezembro, um protocolo de intenções para implementação do Serviço Público de Emprego no município.
O Serviço Público de Emprego transfere para o município os serviços de qualificação profissional, intermediação de mão-de-obra, atendimento do seguro-desemprego e informações sobre o mercado de trabalho local, atualmente administrados pelo Governo do Estado.
A partir da assinatura do convênio, a Prefeitura assumirá a organização e o gerenciamento do serviço, que disponibilizará um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho capaz de subsidiar a operacionalização da política de emprego em nível local, estabelecendo condições para a adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho em todos os níveis de capacitação.
"A municipalização do Serviço de Emprego dará o dinamismo que a cidade precisa ter para qualificar e colocar os trabalhadores no mercado de trabalho", disse Dib.
Para 2008 a expectativa é de mais crescimento para a cidade. "Vamos trabalhar muito para colocar nossos trabalhadores no mercado de trabalho e assim fazer com que nossa cidade cresça cada vez mais", finaliza o presidente do Conselho, o prefeito William Dib.
|