A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) creditou à falta de chuva os cortes no abastecimento de água no litoral paulista durante o feriadão de réveillon. A companhia alegou também que o número recorde de turistas e a temperatura elevada - acima de 35ºC no período de 23 de dezembro a 1º de janeiro - contribuíram para o alto consumo na região litorânea.
De acordo com nota da Sabesp, os sistemas produtores de água existentes em Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião produziram, no total, 20% a mais em comparação ao mesmo período de 2006. Em Ilhabela, a produção superou em 50% a do ano passado.
Mesmo assim, a medida não impediu a falta de abastecimento na Baixada Santista, por exemplo, onde a pior situação foi registrada em Praia Grande.
Para tentar solucionar o problema, a Sabesp informou que tomou medidas a curto e a médio prazo como a intensificação de campanhas para o uso racional da água, a disponibilização de caminhões-pipa para as áreas mais afetadas e a mobilização das equipes de operação e manutenção preventiva.
Além disso, a companhia alega que fez investimentos de R$ 12 milhões em 2007, em trocas de equipamentos (conjunto de moto-bombas), implantação de redes e adutoras de reforço, aumento da capacidade de captação de água bruta, e instalação de estações de bombeamento em diversos locais.
|