Para evitar fraudes, a fonte das letras usadas em placas de veículos e o lacre que as prende ao carro serão alteradas. O novo tipo entrará em vigor a partir de 1º de janeiro. A mudança no lacre foi determinada ontem por portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicada no Diário Oficial. As informações são de O Estado de S.Paulo.
O novo lacre será padronizado e deve ser mais durável e resistente. A mudança é apenas uma dentre um grupo de medidas já previstas em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A intenção é evitar fraudes e garantir a clareza na leitura das placas dos carros que circulam no País.
Mudança na fonte
Também faz parte dessa mudança a alteração na fonte das letras e números que identificam os veículos. O novo tipo deve facilitar a leitura das placas por radares eletrônicos e pelos policiais rodiviários e fiscais de trânsito.
Até hoje, as letras utilizadas não eram padronizadas no Brasil.
As mudanças não devem trazer custo para os motoristas, já que os veículos que estão rodando não terão de fazer nenhum tipo de troca em janeiro. As novas regras afetam os Detrans. O novo lacre será alterado quando o proprietpario do carro tiver que fazer reemplacamento ou trocar de cidade. Veículos novos já virão com as placas que exibem as novas fontes.
|