O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, abriu licitação para compra de 150 mil laptops para o programa-piloto nacional do projeto Um Computador Por Aluno (UCA). O equipamento será distribuído para testes em 300 escolas de todos os Estados. O pregão está previsto para o próximo dia 18 de dezembro.
Nesta sexita-feira o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) reúne-se para discutir a isenção total de impostos federais e de ICMS por parte dos Estados a fim de viabilizar a compra dos laptops.
O equipamento será utilizado na segunda etapa de testes do UCA. Na primeira, realizada ao longo do ano de 2007, professores e alunos de 5 escolas de São Paulo, Porto Alegre, Palmas, Piraí e Brasília, experimentaram os diferentes modelos de laptop, com resultados positivos.
Agora, o projeto-piloto nacional vai avaliar a utilização pedagógica do laptop por professores e alunos do ensino básico de todo o País. A experiência tem em vista a possibilidade de futura universalização do acesso ao laptop na rede pública. Além dos computadores, serão adquiridos equipamentos para conexão à internet ¿ e, a critério de cada escola, os usuários poderão ser autorizados a levar o equipamento para casa, proporcionando a inclusão digital de sua família.
As 300 escolas, estaduais e municipais, foram escolhidas por indicação dos secretários de educação de cada estado, articulados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação Estaduais (CONSED), e pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) ¿ sem qualquer ingerência do Governo Federal. Também foram selecionados 5 municípios com população educacional pública de até 3 mil alunos e professores, para testar o uso universal do laptop em uma comunidade.
|