Jefferson Peres (PDT-AM), relator do processo contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a Casa será desmoralizada caso o peemedebista seja absolvido no julgamento de hoje no Plenário. Para Peres, a imagem do Senado estará em teste hoje. "O Senado, a partir de hoje, ou entra em processo de recuperação ou fica totalmente desmoralizado", afirmou.
O relator entendeu que Calheiros usou laranjas para comprar emissoras de rádio em Alagoas, e acredita que seu relatório é muito isento e consistente. Apesar de a maioria dos senadores acreditar que o presidente licenciado será absolvido nesta terça-feira, Peres disse que ainda está confiante.
"Chances existem. Creio que se o Senado fizer uma reflexão, principalmente, da importância desse caso para a instituição, o Renan pode ser cassado. Estou confiante nesta hipótese. Porém, se os senadores levarem em consideração outros aspectos, como políticos-partidários, só tenho a lamentar", afirmou o relator.
Peres também disse que os indícios apontados em seu texto são "mais do que suficientes" para pedir a cassação de Calheiros. O relator acredita ainda que a renúncia do peemedebista não sirva como castigo e que os senadores devem continuar o julgamento independentemente disso.
A avaliação do relator é de que o governo também quer desvincular a votação da CPMF do caso Calheiros. Em sua opinião, o governo percebeu que se unir uma coisa a outra pode ganhar alguns votos dos aliados de Calheiros, mas perder outros de adversários. "Uma coisa neutraliza a outra. O governo percebeu isso", disse Peres.
|