As emissoras de televisão se preparam para a estréia da TV Digital neste domingo. A MTV, por exemplo, já começará exibindo programas inéditos em alta definição. Globo, Rede TV e Band também anunciaram atrações em alta definição, sendo que a Band promete transmitir toda a programação entre 18h e 1h neste formato.
A TV Globo, que já vem transmitindo alguns programas, como a novela Duas Caras, em HDTV em caráter experimental, vai acrescentar jogos de futebol e filmes de sessões como Tela Quente, Temperatura Máxima e Supercine.
A Band destaca na programação deste domingo um show inédito do cantor lírico Andrea Bocceli, gravado em julho deste ano na região da Toscana, que vai ao ar às 21h15. E exibirá novelas, jornalismo e esportes no novo formato, anunciou. Na Rede TV, os seriados Donas de Casa Desesperadas e Corrida Milionária terão transmissão digital.
A Record anunciou o filme Garfield, às 22h. No SBT, às 20h50, deve ir ao ar o filme Alexandre, o Grande. A TV Cultura disse que pretende dar prioridade à multiprogramação (transmissão de mais de um canal na mesma freqüência) e não produzirá programas em alta definição.
A série de ficção Casal Neura e o documentário Xpress integram a programação da MTV, que tem outras produções em HDTV previstas na grade, como especiais de música (Unplugged Bon Jovi, Red Hot Chilli Peppers em Milão, Life in Rhymes: Snoop Dog, MTV LIVE Coldplay e Music with Altitude com Goo Goo Dolls, Pod e outros). Serão mais de 20 produções, entre shows e programas, no novo formato, anunciou a emissora.
Cerimônia oficial
A TV Digital será lançada oficialmente no domingo com uma cerimônia na Sala São Paulo, Estação Julio Prestes, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Comunicações, Hélio Costa e outras autoridades. O evento terá uma transmissão em cadeia, das 20h30 às 20h42, pelas redes Band, TV Cultura, Record, Globo, Rede TV e SBT. Na abertura, a ministra Dilma Roussef falará, depois o ministro Hélio Costa e por último o presidente. Um clipe sobre a TV Digital encerrará a transmissão em cadeia, e as emissoras voltarão à programação normal.
|