O sistema operacional Windows XP está ficando cada vez mais rápido, e o Vista não, de acordo com um estudo que causou polêmica online. Alguns especialistas acreditam que um XP mais veloz pode impedir usuários de atualizarem para o Vista.
A Microsoft, entretanto, disse que ainda é muito cedo para avaliar os dois service packs que pretende lançar no próximo ano.
Devil Mountain Software, de Wellington, na Flórida, fez diversos testes em várias versões do XP e do Vista, simulando tarefas comuns de comutação. Os resultados foram que o Vista foi de 50% a 100% mais lento que o XP Service Pack 2.
O Vista SP1, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2008, melhorou muito pouco a performance do sistema. Entretanto o XP SP3, programado para ser lançado na primeira metade de 2008, melhorou o desempenho em 10%.
Estes dados são um problema para o Vista em relação a profissionais que estão na dúvida se vão atualizar o sistema, de acordo com Craig Barth, presidente da Devil Mountain.
Kevin Kutz, diretor do grupo Windows Client da Microsoft, disse que a empresa está trabalhando em deixar mais rápido tarefas como copiar arquivos entre PCs, mas é um trabalho em desenvolvimento.
Michael Cherry, analista de pesquisa do grupo Directions on Microsoft, disse que é impossível dizer se a Microsoft começou a mexer no Vista SP1 para velocidade. Até mesmo com o XP mais rápido, consumidores podem ainda querer trocar para o Vista. "Para mim seria aceitável ser um pouco mais lento e mais estável", disse Cherry.
|