Se você não estiver usando o Skype ou algum serviço equivalente de telefonia via Internet para conduzir pelo menos parte de sua comunicação, com certeza estará desperdiçando dinheiro. Mas o melhor seria que não se limitasse ao Skype. O mundo está repleto de serviços de telefonia inteligentes e gratuitos que exploram o potencial da Internet para transmitir conteúdo de voz.
A maioria desses serviços ostenta nomes engraçadinhos, como Jajah e Jaxtr, sem dúvida com o objetivo de atrair a geração mais jovem, para a qual vogais, pontuação e o uso de letras maiúsculas são práticas inexplicavelmente cafonas.
Mas ainda assim eles são capazes de propiciar alguma economia até mesmo aos maiores de 25 anos de idade, caso você decida dedicar alguma atenção a isso.
Um dos exemplos mais notáveis desse grupo de companhias, a Jaxtr, conecta o telefone do usuário à Internet, e o ajuda a evitar as tarifas internacionais de roaming nas chamadas feitas em celulares.
Konstantin Guericke, alemão que fundou e serve como presidente-executivo da Jaxtr, informou que o serviço da empresa também permite que você saiba quem está telefonando, responda apenas aos chamados que deseja -encaminhando os demais telefonemas a uma caixa de correio de voz-, use qualquer aparelho para os telefonemas via Jaxtr, além de diversos outros recursos.
É possível obter um número "local" em qualquer um dos 50 países que o sistema cobre, entre os quais Japão, França e Reino Unido, por exemplo, mas os consumidores podem assinar para obter o serviço Jaxtr não importa em que país estejam localizados. O uso de um número local, no entanto, permite que as pessoas moradoras da área em questão usem o serviço para ligar por uma tarifa mais baixa.
O Jaxtr ainda está em fase de testes (iniciados em dezembro), mas Guericke, que se transferiu para a Califórnia com sua companhia, espera que o pacote básico de serviços da empresa continue a ser gratuito, mesmo depois da adição de recursos adicionais, pagos, para usuários premium. No entanto, os usuários estão limitado a um número máximo de minutos por mês.
O Jaxtr faz todas essas outras coisas que mencionei acima, mas seu propósito principal é propiciar serviços de voz para comunidades existentes na Internet, como sites de redes sociais ou blogs. É possível instalar um widget do Jaxtr em sua página de perfil no MySpace, por exemplo, o que permitiria que outros usuários telefonassem gratuitamente para o número Jaxtr com um simples clique.
O Jajah provê recursos semelhantes, usando a Internet para permitir que os usuários façam telefonemas locais e internacionais gratuitos, desde que, como é o caso com o serviço da Skype, as duas partes sejam membros do serviço e a chamada seja originada em seu site.
Nos Estados Unidos, Canadá, China, Cingapura, Hong Kong e Tailândia, os telefonemas entre membros do serviço Jajah são gratuitos tanto em linhas fixas quanto em celulares. Em cerca de 20 outros países, entre os quais Irlanda, Itália e Taiwan, os telefonemas só são gratuitos em linhas fixas.
A GrandCentral é ainda outra adepta da proposta de telefonia via Internet gratuita ¿e por enquanto está disponível apenas nos Estados Unidos-, mas seu serviço oferece ainda mais recursos que os da Jaxtr e Jajah, se você é do tipo de pessoa que se interessa por essas coisas.
Por enquanto, o serviço está disponível apenas para convidados. Mas, se você conseguir obter um convite durante o período de testes que está em curso, será recompensado com aquilo que muitos nerds definem como o paraíso da telefonia: um único número de telefone que sirva a todos os seus usos.
A beleza e a simplicidade da idéia certamente são um dos motivos para que o Google tenha decidido tomar o controle da companhia, no trimestre passado, para o desenvolvimento de planos não especificados (o que alimenta os boatos já muito ruidosos sobre as ambições do Google no setor de telefonia). Desde a aquisição, os executivos do Google estão estudando a melhor maneira de exportar o serviço GrandCentral à Europa, onde as tarifas de telefonia móvel são mais complexas e a regulamentação do setor é mais forte e impenetrável.
Com a GrandCentral, você não só usa um único número de telefone para atender a todos os chamados dirigidos às suas linhas caseiras, profissionais e ao seu celular, mas também é possível usar um recurso central de correio de voz para todos esses telefones.
Mas não ligue ainda, porque há muito mais. O serviço GrandCentral pode ativar telefones diferentes a depender de quem esteja ligando, permite que você se informe sobre o motivo do telefonema antes que decida atender ou não, grava chamados instantaneamente e permite acesso a registros telefônicos online; também envia notificações via e-mail ou mensagem de texto de que você tem recados de voz, permite a personalização de toques de acordo com a identidade do interlocutor e possibilita que pessoas telefonem ao usuário clicando em um link em uma página da Web, mas sem lhes exibir o número chamado.
Você deve dedicar algum tempo a analisar os sites desses serviços ¿ e alguns outros semelhantes, em todo o mundo - para descobrir qual deles oferece as melhores soluções para os seus hábitos telefônicos. Estude com cuidado as tarifas e as letrinhas miúdas de seus contratos, e leia com atenção a seção de "perguntas mais comuns".
E, mesmo depois que você estiver satisfeito com essas descrições em texto dos serviços, vale a pena visitar alguns blogs para descobrir qual é a experiência real de usuários com essa nova geração de empresas. Afinal, todas elas estão em estágio experimental.
|