A fabricante norte-americana de computadores Dell começa a vender nesta semana alguns produtos em lojas de redes varejistas ligadas ao grupo Wal-Mart no Brasil, complementando a política de comercialização direta aos consumidores.
A nova estratégia foi anunciada pela matriz em maio e depois de ter sido implementada no Japão, Reino Unido e China, chega ao Brasil e ao México. "Esta divulgação é a mais recente, prevista nos planos da Dell, para alcançar um número maior de clientes mundialmente, por meio de parcerias no varejo", informou a companhia em comunicado divulgado nesta quinta-feira.
A Dell também venderá computadores em lojas mexicanas da gigante mundial do varejo a partir de outubro. No Brasil, a Dell iniciará a venda de alguns modelos de desktops nas lojas Wal-Mart Supercenter, BIG, Hiper Bompreço e Sam's Club a partir desta semana. O mercado brasileiro de computadores deve movimentar 10 milhões de unidades este ano, entre notebooks e desktops, segundo associação da indústria, a Abinee.
A Dell tinha 5,9% de participação no mercado brasileiro de PCs no segundo trimestre, ocupando a terceira posição, segundo a empresa de pesquisa IDC. A líder no país é a Positivo Informática, com fatia de 17,7% no mesmo período, seguida da HP com 8,7%.
No México, a Dell detém 10,8% de participação. Ela venderá notebooks, além de desktops, nas lojas mexicanas Wal-Mart Supercenter, Sam's Club e Bodega Aurrera.
Os últimos contratos da Dell para venda no varejo foram feitos com a Wal-Mart e Sam's Clubs na América do Norte; Bic Camera no Japão e a Carphone Warehouse no Reino Unido. Na segunda-feira, a empresa anunciou parceria com a rede chinesa de aparelhos eletrônicos Gome.
|