O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira o plano para zerar o número de municípios sem bibliotecas até 2008. Lula participou de uma cerimônia comemorativa dos 110 anos da Academia Brasileira de Letras.
A medida faz parte de um pacote de novas ações do Plano Nacional do Livro e Leitura, que será divulgado na próxima terça-feira.
"Em 2003, havia 1.173 municípios sem bibliotecas. Hoje, são 603. Queremos chegar a 2008 com pelo menos uma biblioteca instalada em cada cidade brasileira", disse. Lula falou do sucesso da olimpíada anual de matemática, que teve 17,3 milhões de inscritos esse ano, e anunciou a intenção de criar em 2008 a primeira olimpíada de português.
"Tenho certeza que irá despertar nas crianças mais paixão que a de matemática", disse Lula. "Vamos fazer isso para que daqui a alguns anos possamos colher os frutos, para que o povo brasileiro possa ler um pouco mais".
O presidente lembrou que em 2004 isentou de impostos federais a publicação de livros e atacou as editoras que não reduziram os preços. "Achamos que o preço do livro ia cair. Não caiu porque deve ter aumentado o lucro das editoras", disse Lula, ressaltando a necessidade de aprimorar a lei.
|