Os jovens europeus conhecem os riscos de baixar conteúdo ilegal, mas com freqüência racionalizam seus atos ao dizer que todos - inclusive seus pais - estão fazendo isso, de acordo com uma pesquisa da Comissão Européia. Outras desculpas dadas foram: o download é para uso pessoal e privado; os sites remuneram os artistas; não acredito que os artistas sejam prejudicados; CDs e DVDs são muito caros.
Quase todas as crianças que fizeram parte da pesquisa, que ocorreu em 27 países da União Européia mais Noruega e Islândia, disseram que pretendem continuar baixando material. Eles também disseram que o risco de baixar um vírus é muito mais perigoso do que o de ser processado.
Os resultados da pesquisa, divulgados na sexta-feira, mostraram que a maioria dos jovens utilizam a Internet diversas vezes ao dia, limitada por alguns pais. A maioria das crianças tem telefone celular, cujo uso é feito sem supervisão em quase todos os casos.
A pesquisa também concluiu que crianças têm muito mais conhecimento dos riscos da atividade online, como vírus, roubo de identidade e contato com estranhos do que os pais imaginam e sabem como se prevenir caso ocorra.
|