Basquete Feminino: Brasil venceu EUA à noite por título inédito na AmeriCupW
Da Redação com agências
Foto(s): Reprodução Twitter
Equipe conquistou vaga para o Pré-Olímpico Mundial
A seleção brasileira feminina conquistaou o título inédito da AmeriCup, a Copa América de Basquete, em León (México). Invicta na competição, a equipe comandada pelo técnico José Neto encarou os Estados Unidos na final neste domingo (9). As seleções já se enfrentaram no quarto e último jogo da primeira fase, e as brasileiras levaram a melhor sobre as norte-americanas por 67 a 54. Além de avançar à final ao vencer Porto Rico na semi por 85 a 74 na noite de sábado (8), o Brasil ficou mais perto dos Jogos de Paris 2024 ao garantir vaga direta no Pré-Olímpico Mundial. A Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos por 69 a 58 e conquistou o título da Copa América de Basquete Feminino, que foi disputada em León, no México.
É NOSSO! É DO BRASIL! É CAMPEÃO INVICTO DA AMERICUPW!
O Brasil está de volta ao topo das Américas ao derrubar os Estados Unidos na final do torneio disputado em León, no México!
É o sexto título da Seleção, que se isola ainda mais como o maior campeão da história do torneio!… pic.twitter.com/jjnhOP9ZIU
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) July 10, 2023
Pelos critérios da Federação Internacional de Basquete (Fiba), o campeão da AmeriCupW garantiria vaga direta na competição classificatória à Paris. Como os Estados Unidos já estão assegurados em Paris, mesmo em caso de revés do Brasil, o país permanece com a vaga no Pré-Olímpico Mundial. Ao todo, serão 10 vagas em disputa por um total de 14 equipes. Além dos Estados Unidos, a França também carimbou o passaporte para Paris 2024 por sediar o evento.
“Estamos muito felizes pela classificação para a final, mas viemos para sermos campeões. As jogadores não desistiram da partida em momentos algum. Não perderam a cabeça. Fomos para o intervalo atrás, mas em todos os momentos nós tivemos a mente positiva de que iríamos buscar a virada e a vitória. Elas estão de parabéns, o corpo técnico do Brasil também, que trabalhou muito para que a Tainá pudesse estar em quadra. É descansar e preparar para a decisão - disse o técnico José Neto em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). (depoimento antes da final)
Os melhores momentos da vitória do Brasil sobre os Estados Unidos por 69 a 58, pela decisão da AmeriCupW!
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) July 10, 2023
Na vitória contra Porto Rico na semifinal, as maiores pontuadoras foram a ala/pivô Damiris (24 pontos/ cinco rebotes), a ala/armadora Tainá (17 pontos/três rebotes), a ala Emanuely (13 pontos), e a pivô Kamilla (oito pontos/quatro rebotes).
"Sei que tenho um papel muito importante para o Brasil, mas temos grandes jogadoras que podem ajudar quando precisamos. Estou ciente da minha responsabilidade, mas sei que minhas companheiras também podem dar conta do recado - disse Damiris, após a classificação à final.
O Brasil subiu ao pódio nas duas últimas edições da AmeriCupW: em ambas foi medalha de bronze. Além da vaga ao Pré-Olímpico Mundial, a competição distribui quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas, ainda este ano.
De olho em Paris 2024
A Olimpíada reunirá apenas 12 seleções femininas. Duas vagas já estão definidas: uma dos Estados Unidos, por conta do título mundial, e a da França por ser o país-sede. Mesmo classificados, os dois países disputarão as competições qualificatórias. O Pré-Olímpico Mundial, que distribuirá 10 vagas, ocorrerá no primeiro semestre de 2024, em quatro torneios com quatro times cada (quatro das Américas, dois da África, quatro da da Ásia e seis da Europa). Os três melhores de cada torneio irão a Paris 2024. Os grupos que tiverem França e EUA darão 2 vagas, já que os dois estão garantidos.