7 sinais de que você está desprezando seu parceiro

 

Mulher - 22/12/2022 - 07:17:00

 

7 sinais de que você está desprezando seu parceiro

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / pexels / Liza Summer

 

Porque evitar confrontos desnecessários

Porque evitar confrontos desnecessários

Quando a mulher demonstra desprezo pelo outro é sinal de que, se não houver uma intervenção para ajudá-la, o relacionamento dificilmente sobreviverá. A raiz desse problema pode começar de mansinho, com atitudes que ferem o outro sem pedido de perdão, e falta de diálogo.

John Gottman, psicólogo, terapeuta e estudioso das relações familiares há cerca de 40 anos, explica que muitas mulheres não percebem que o desprezo está afetando seu casamento, simplesmente porque acham esse é um sentimento muito forte para se ter em relação à pessoa com quem se escolheu viver junto por toda a vida. Mas pare um momento e pense: quantas vezes você já corrigiu seu parceiro em frente a amigos, já refez algumas tarefas por ele, simplesmente porque não o achou capaz de realizá-las, ou ainda o ignorou quando ele precisava conversar.

Preste atenção nos seguintes sinais de alerta e faça uma análise da maneira como você tem tratado seu parceiro:

1. Você costuma interromper uma fala dele

É ideal que você pare por um momento para conversar. Ambos desejam ser ouvidos. “No entanto, muitas vezes não ouvimos as outras pessoas para entender o que pensam e sentem”, diz Gottman. Um hábito bastante ruim é interromper a outra pessoa durante esses momentos em que ela só precisa ser ouvida e, quando isso acontece, você mostra claramente que o outro não tem importância na sua vida.

2. Você costuma corrigir suas ações

Quando a mulher não concorda com algo, é fácil começar a ver a outra pessoa como um oponente que precisa ser derrubado. Se toda a vez que seu parceiro começa a falar sobre determinado assunto e você o interrompe, tentando explicar as coisas por ele ou querendo mostrar que ele está errado, estará dizendo claramente que aquela pessoa é incapaz de cuidar de si mesmo.

3. A critica é constante

Em um relacionamento é comum que as partes discordem em algum momento. E isso é até saudável, por possibilitar que os dois vejam a melhor maneira de conduzir a vida a dois.  Fazer uma crítica construtiva que ajudará seu parceiro a se superar em uma atividade, tudo bem. Mas criticar tudo o que o outro faz, rebaixá-lo e mostrar desprezo por quem ele quer ser, é tóxico. Além disso, essa postura mostra que o seu relacionamento não é um lugar seguro para ele estar.

4. Você o trata como uma criança em idade de aprendizado

Evite refazer ou terminar as tarefas que seu parceiro começou. Pode não parecer para aquele que “está coordenando”, mas para o outro é como se ele não fosse capaz de realizar uma simples atividade. Se precisar ensinar algo, mostre com carinho como você gostaria que ele fizesse. Não saia mandando e desmandando, como se o seu parceiro ainda não tivesse nem aprendido a andar. É como se você fosse o dono da razão e, o outro, um incapaz.

5. Ele é alvo de brincadeiras de mau gosto

Piadas depreciativas, que não fazem rir, mas machucam ao mostrar que você não se importa com aquela pessoa que faz parte diariamente de sua vida. Ao sinal de que as supostas brincadeiras passaram a ser ofensivas, parem e conversem para ver os limites.

6. Você demonstra impaciência nas palavras e ações

Talvez não seja exatamente a palavra utilizada para expressar determinado sentimento, mas a maneira como você a diz. O tom de voz e a linguagem corporal falam mais a respeito do que estamos pensando do que a própria fala, muitas vezes. Quando você demonstra impaciência ao explicar sobre algum assunto ao seu parceiro ou quando grita ao menor sinal de problema, está mostrando que a opinião dele não importa dentro do relacionamento.

7. Os outros são melhores do que ele, sempre

É claro que sempre procuramos olhar para pessoas que têm se destacado em suas profissões ou no seu círculo de amizades, para nos tornarmos melhores. E não há problema algum nisso. Mas dentro de um relacionamento, quando começamos a mostrar para nosso parceiro, que admiramos muito mais outra pessoa do que ela que está ao nosso lado, damos margem para conflitos. Ao elogiar a beleza de uma mulher em um tom que mostre desejo e fale à sua mulher que ela não é capaz de ser igual, ou ao falar de maneira entusiasmada sobre os atributos de um colega de trabalho, apresentando ele como um referencias de homem que seu marido jamais atingirá, você claramente está desprezando seu parceiro.

O que não dizer ao seu parceiro durante uma briga

Você está com raiva. Você está no meio de uma briga. Como isso vai acabar? Depende. Se você disser o que quer dizer, sem filtro e sem censura, provavelmente não irá bem. Se seu companheiro despeja cada coisa que ele está pensando, isso também não ajudará. Nessas horas, você precisa de algumas dicas importantes. Primeiro, reconheça que, embora seja responsabilidade do seu parceiro controlar as ações dele, o que você disser durante uma briga influenciará seu comportamento. E por mais que você queira enterrá-lo sob uma avalanche de palavras, contenha-se! Dê uma olhada nessas sugestões que irão te ajudar a saber “o que não dizer ao seu parceiro durante uma briga”:

“Isso é ridículo”

Outras versões desta declaração exaltada são: “que estúpido”, “que burrice” ou “isso é loucura!” Qualquer uma dessas frases cai na categoria de rotulagem. Digamos que seu parceiro esteja começando a se explicar e você fala alguma coisa como “isso é ridículo”. Pronto. Você acabou de jogar gasolina no fogo. A reação a esse comentário poderia provocar uma atitude defensiva nele e colocá-lo no ataque.

Se você realmente discordar de algo que ele disse, diga de maneira não ameaçadora e sem julgamento. Lembre-se de que uma das necessidades básicas de qualquer pessoa é se sentir respeitado.

“Você é umlixo”

Se o seu parceiro tiver um bom coração, esta frase realmente vai machucá-lo. A maioria das pessoas que amam seus cônjuges e filhos fazem o que fazem por causa de sua família. Assim como você, ele provavelmente sacrifica muitas de suas preferências e escolhe ficar com você e com as crianças.

Mas caso você perceba que naquele momento específico ele realmente está tentando agradar e dar tudo o que deseja, fale de uma maneira diferente. “Lembra quando planejei aquele momento e a minha entrega daquele importante projeto? Bem, isso me deixou um pouco irritada, porque você não deu a devida atenção”. Parece ser bem mais trabalhoso dizer algo assim, mas é muito melhor do que o ataque: “você é um lixo! ”

“Você sempre faz isso”

Talvez sua mulher tenha o hábito de remoer o passado quando vocês brigam, ou frequentemente comete o mesmo erro. Mas, pare para pensar: ele sempre está errado mesmo? Essas palavras tipo generalistas – sempre e nunca – não têm lugar em uma discussão saudável. Lembre-se de que você está tentando resolver o conflito respeitosamente e com calma.

“Isso é bem típico em você”

Este realmente dói. Ou então: “Você é um fracassado”. Ou “Eu sabia que nunca poderia contar com você”. Isso imediatamente te coloca em uma posição superior, olhando para o outro e para a essência de quem ele é, como nada. Tente lembrar que todas as pessoas precisam de respeito assim como um peixe precisa de água.

"Nada"

Sim. Você entendeu bem. Não dizer nada é uma das piores coisas a se “dizer”. Esta versão do tratamento silencioso é geralmente acompanhada por um sorriso sarcástico e o abandono do local onde estão discutindo a relação. Se você alcançou seu limite e não pode mais falar sobre o assunto, sem perder o controle, tente isso: “Olha, estou muito irritada e não consigo responder com calma às coisas que você disse. Me dê um tempo e podemos conversar mais tarde.” O silêncio pode ser de ouro, mas em discussões no casamento, ele pode se tornar a pior das ofensas. 

Beber demais

Em certos casos o homem ou a mulher bebem demais e isso provoca reações nada suaves e sim agressivas. Quando se está alcoolizado deve-se evitar dar opiniões ou manifestações. Isso muitas vezes soa como abusivo e pode estremecer uma relação. Quando esta atitude passa a ser comum, outras pessoas, como filhos por exmplo, são obrigados, mesmo que não queiram, intervir para tentar dar um fim ao processso de agressão verbal que está sendo cometido pela pessoa alcoolizada. Algumas vezes isso pode chegar a uma agressão física.

Manias

Algumas manias que parecem normais podem incomodar e isto pode causar desconforto para o parceiro e outras pessoas que convivem com você. Aceite os limites dos outros para gerar uma boa relação.

"Assim não dá.. Sou jovem e quero fazer sexo"

Essa frase pode machucar e muito seu parceiro. Ele pode desejar fazer sexo, mas deve haver disponobilidade da parceira. A rotina diátria e as obrigações profissionais e financeiras podem influenciar em alguns momentos e isto não deve ser encarado como uma negativa em fazer, mas em situação momentânea.

Ameaçar o parceiro dizendo que vai trair para conseguir o que deseja pode ser uma péssima atitude e machuca mais ainda o parceiro.

Links
Vídeo