A produção econômica da China deve ultrapassar 120 trilhões de yuans (US$ 17,2 trilhões) este ano, disse a mídia estatal, citando um alto funcionário do Partido Comunista Chinês, neste sábado.
As interrupções induzidas pela COVID, a demanda mais fraca no país e no exterior e uma desaceleração imobiliária trouxeram ventos contrários à segunda maior economia do mundo este ano.
"Há uma lacuna entre o crescimento econômico e a meta esperada estabelecida no início do ano, mas muitos outros indicadores foram melhor alcançados", disse Han Wenxiu, vice-chefe do escritório do partido para assuntos financeiros e econômicos, citado pela emissora estatal CCTV. como dizendo.
A expectativa de Han de que a produção econômica total exceda 120 trilhões de yuans em 2022 equivale a uma expansão de 4,9% no produto interno bruto em relação ao ano anterior, de acordo com um cálculo da Reuters baseado em dados oficiais.
A economia da China cresceu apenas 3% nos três primeiros trimestres do ano. Muitos economistas esperam que fique em torno dessa taxa para o ano inteiro, bem abaixo da meta oficial de "cerca de 5,5%".
"A julgar pela deterioração da situação do COVID e pelos dados de alta frequência acumulados no mês, dezembro pode sofrer ainda mais enfraquecimento", disseram analistas do Goldman Sachs em nota na sexta-feira.
"Dados os ventos contrários de curto prazo, revisamos para baixo nossa previsão de crescimento do PIB no quarto trimestre para -4% na comparação trimestral... (o que) reduz nossa projeção para o ano inteiro para 2,6%."
A China se concentrará em estabilizar sua economia de US$ 17 trilhões em 2023 e intensificar os ajustes de política para garantir que as metas sejam atingidas, disse um comunicado publicado pela agência de notícias oficial Xinhua, após uma reunião de definição de agenda esta semana, enquanto Pequim luta para amortecer o impacto de um aumento nas infecções por COVID.
(Reportagem da redação de Xangai; edição de Tom Hogue)
Isenção de responsabilidade: o conteúdo deste artigo é distribuído ou fornecido a este site por um provedor terceirizado externo. Não somos responsáveis e não controlamos tais sites externos, entidades, aplicativos ou editores de mídia. O corpo do texto é fornecido “como está” e “conforme disponível” e não foi editado de forma alguma. Nem nós nem nossos afiliados garantimos a precisão ou endossamos as visões ou opiniões expressas neste artigo.