Neste domingo (2) marca o dia do primeiro turno das eleições. Neste pleito, mais de 156 milhões de cidadãos podem votar para presidente, governador, senador, deputados estaduais ou distritais e deputados federais.
Outra data simbólica para o país é o Dia Nacional da Cidadania, em 5 de outubro - data em que também se comemora o aniversário de 34 anos da Constituição Cidadã. Entre os direitos dos cidadãos estão votar e ser votado, opinar na criação de novas leis e saber como é gasto o dinheiro da arrecadação de impostos.
E não faltam marcos importantes para a democracia brasileira neste 2 de outubro. Há exatos 30 anos, outro acontecimento mudava os rumos da política do país: enquanto milhões de brasileiros iam às urnas para eleger prefeitos e vereadores, Fernando Collor de Mello, primeiro presidente brasileiro eleito pelo voto popular, era afastado do cargo após sofrer impeachment.
E também neste domingo, são 90 anos do fim da Revolução Constitucionalista em São Paulo. O movimento começou em 9 de julho de 1932, dia em que os paulistas pegaram em armas contra o Governo Provisório.
130 anos de Chatô
O domingo também é dia de comemorar os 75 anos de fundação do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Cartão-postal localizado na Avenida Paulista, o Masp é um dos mais importantes acervos de arte da América Latina.
O jornalista, político e empresário que dá nome ao museu também é um dos homenageados da semana. Na quarta-feira (5), completam 130 anos do nascimento do paraibano Assis Chateaubriand. Proprietário da cadeia de veículos jornalísticos Diários Associados, Chatô é também uma figura fundamental na história do rádio no Brasil, que completou 100 anos em setembro.
Assis Chateaubriand falando em frente a uma de suas câmeras - Fundação Assis Chateaubriand
Dia do Nordestino
O sábado (8) presta homenagem ao povo do Nordeste do país. O Dia do Nordestino foi criado em homenagem ao poeta e cordelista cearense Patativa do Assaré.