Durante o seu reinado de sete décadas, Elizabeth II concedeu honrarias da Coroa do Reino Unido a diversos jogadores. Um deles foi o brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o ‘Pelé’, que usou as redes sociais para lamentar a morte da monarca britânica, nesta quinta-feira, 8.
Quando ainda era ministro do Esporte, Pelé foi condecorado com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico, em dezembro de 1997, durante um evento realizado no Chelsea, em Londres. A comenda equivale ao título de "Sir", mas como o atleta não é britânico, não poderia ser chamado desta forma.
Na ocasião, a rainha Elizabeth II afirmou que Pelé era "incomparável". Anos antes, em 1968, a britânica já havia encontrado o ex-jogador no Brasil. Ela esteve no Maracanã para ver o Rei em ação durante uma partida amistosa entre a seleção carioca e a seleção paulista.
Em suas redes sociais, Pelé lamentou a morte da rainha e relembrou um dos encontros.
“Sou um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e vivenciar a magia de um Maracanã lotado. Seus feitos marcaram gerações. Esse legado durará para sempre”, escreveu.
Além de Pelé, outras 14 personalidades do futebol foram nomeados cavaleiros pelo Reino Unido. No entanto, o brasileiro é o único estrangeiro no grupo.