O atual secretário de governo da prefeita Penha Fumagalli, PTB, que assumiu a prefeitura de Rio Grande da Serra, por extorsão em caso analisado pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).
A denúncia se referiu a caso ocorrido em 2016, mas culminou na referida denúncia em abril de 2018. (0000593-89.2016.8.26.0512)
De acordo com o MP-SP, Gilmar Miranda de Almeida Yamata haveria ameaçado e constrangido a filha de Helen, Ana Carolina, de forma física, inclusive mencionando que seu irmão (de Gilmar) "que se encontraria recluso no sistema penitenciário, poderia viabilizar a morte de Helen e de seus familiares".
Com base, portanto, no boletim de ocorrência (B.O.) registrado por Helen junto `delegacia.
Nos depoimentos na polícia, as investigações tiveram acesso aos áudios fornecidos pela vítima em um “pen drive” que reproduzimos a transcrição abaixo.
Áudio 01
- Gilmar: 00:04- "não estou de brincadeira"
- Gilmar: 00:40-"vai à delegacia. onde você quiser, hoje você não vai ter sossego"
- Gilmar:01:15-"o nóiado seu filho, eu vejo ele por aqui, estou ti poupando"
- Helen: 01:22 - "o que você esta falando do meu filho"
- Gilmar:01:24- "é um nóia"
- Gilmar:01:30-"qual parte você não entendeu ainda"
- Helen: 01:34- "Gilmar Você vai receber semana que vem porque hoje eu não tenho"
- Gilmar:01:40-"Helen! Eu não estou de brinCadeira, você quer pagar para ver"
- Gilmar: 02:00- "Helen! Você esta de brincadeira comigo. Seu filho é um nóia e nóia é muito fácil para mim. Eu quero receber. É só isso que eu quero"
- Helen: 02:31- "eu estou resolvendo isso daí, por isso falei para você ir comigo na segunda feira na minha advogada"
- Gilmar:02:35- "advogada! Eu vou lá para dar um tiro na cara dela,lá dentro, se você acho que vai ficar se segurando nela? Você quer ver isso?"
- Helen:02:50 - "não estou falando de colocar na justiça"
- Gilmar:02:.50 - "que justiça o caralho! Justiça não vela ninguém"
- Helen: 02:57- "eu não estou falando isso"
- Gilmar:03:00- "então começa a ouvir desta forma"
- Gilmar: 03:40 -"vou ti dar mais uma semana, senão vou mandar cortar o cabelo do seu filho para você ver"
- Helen:03:56 - "só estou esperando você me falar, quais as parcelas que estão descontadas"
- Gilmar: 03:58- "juros! Até agora esta tido mundo quietinho por causa disso. Até a hora que eu falar Vamos dar um sinalzinho -cortar o cabelo do filho dela, só para ela ver"
- Gilmar: 04:27- "Helen/ Você é sem caráter e pessoa sem caráter paga preço por isso. Não tem negócio com gente sem caráter. Gente sem caráter tem que ser tratada de outra forma.. Se você não me pagar até sexta-feira, vou mandar raspar a cabeça do seu filho e da sua filha"
- Gilmar: 04:52- "pode escrever llque estou ti falando. Pode ir à delegacia ou no caralho que for. Só que você some do mapa. Você está ouvindo? Chega de palhaçada".
Áudio 02
- Helen: 02:05- "é o seguinte Gilmar! A situação para o meu lado está crítica"
- Gilmar:02:25 -"só que você criou, não fui eu quem pediu dinheiro de ninguém para fazer só o que Deus sabe o que foi feito para estar passando por essa situação"
- Gilmar: 06:25- "aquela conversa que eu falei para você. Que você é mau caráter e gente mal caráter para mim tem que estar no cemitério e estou falando para você que tem gente muito boa e por menos está lá"
- Gilmar:06:40- "olha! falei para você! assim que funciona isso.assim que funciona aquilo. E assim que funciona aquilo outro - sabe por quê? Porque todos os dias a gente mexe com um monte de coisa e sabe o que acontece?"
- Helen: 11:40 - "Gilmar! estou ti falando que hoje eu não arrumei esse dinheiro"
- Gilmar: 11:45- "você acha que a vida da sua família vâle só isso?"
O detentor dos cheques protestados em questão está em nome do pai, Silvio Pereira, de funcionária do atual secretário de governo da prefeita Penha Fumagalli, Natalia Pereira.
O interrogatório do réu (Gilmar) deverá ocorrer em 18 de outubro de 2022 (16 horas) pela Plataforma Teams. Após será seguido das alegações finais.
|