O condenado Luis Inácio Lula da Silva, PT, vai receber uma salário como dirigente do Partido dos Trabalhadores, PT, neste ano. Segundo matéria do jornal O Globo, as remunerações do cargo na legenda, para quem não possui mandato parlamentar, somaram cerca de R$ 20 mil em 2019.
A quantia que será recebida por Lula não foi revelada pela cúpula do partido até o fechamento da edição. Presidente de honra do PT, Lula também recebe aposentadoria de pouco mais de R$ 6 mil, como anistiado politico, por conta da perseguição durante o regime militar.
Com os bens bloqueados, o ex-presidente viu sua renda, no Brasil, ser prejudicada e agora conta com o cargo no partido, que destina salário mensal para afiliados sem mandato com cargo na executiva.
O ex-presidente, condenado em 2ª instãcia, foi claro quanto sua situação financeira em seu discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no último dia 9 de novembro, ”Se me virarem com a bunda pra baixo não vai cair uma moeda do meu bolso”, disse o petista.
Antes de assumir a presidência do Brasil, em 2002, Lula já havia recebido salário do partido, com carteira de trabalho assinada.