A cidade de São Bernardo é sede do XI Fórum de Vigilância Sanitária do Grande ABC, entre hoje e amanhã (09 e 10/08). O evento, que conta com 220 inscritos, acontece no teatro do Senai Mario Amato – Rua Vitória Maria Médice Ramos, 330, no bairro Assunção.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Geraldo Reple, participou da cerimônia de abertura acompanhado do Diretor da Vigilância Sanitária de São Bernardo, Dr. Wagner Kuroiwa, da Diretora do Grupo de Vigilância Sanitária da Região do Grande ABC (GVS), Sonia Muraro, do Assessor do Departamento Regional de Saúde do Estado, Volnei Pedrosos e demais autoridades.
“Sediar encontros como este, que enfatizam a importância da Saúde pública, faz com que me sinta extremamente orgulhoso. São Bernardo está investindo na capacitação de seus profissionais. Estamos trabalhando para tornar a saúde de nossa cidade uma referência. E já estamos colhendo ótimos resultados”, disse Dr. Geraldo.
Durante o fórum, os profissionais irão participar de palestras, rodas de conversa e cursos de capacitação. Cabe a São Bernardo apresentar o tema “Integração das Ações de Vigilância com as Outras Políticas de Saúde nas Regiões”. O Diretor da Vigilância Sanitária da cidade, também enfatizou a importância do evento para as campanhas de vacinação.
“Infelizmente, estamos vendo recusa à imunização da população. Doenças, que antes estavam erradicadas, são novamente notificadas. Precisamos capacitar os nossos funcionários e solucionar este problema. Estamos trabalhando arduamente, para manter a cidade e toda a região protegida, em todos os sentidos. Nós temos como meta a promoção, a proteção, a prevenção e a preservação da saúde”, pontuou Kuroiwa.
Novidade – Ao longo do evento, também será realizado o I Fórum de Vigilância em Saúde do Grande ABC. Essa será a primeira vez, que profissionais irão discutir sobre as diretrizes da vigilância em saúde.
“Essa região está sendo pioneira do país a discutir sobre o assunto. Acabou de sair uma resolução do Conselho Nacional de Saúde salientando a importância do tema. Hoje, um mês após a publicação, já estamos reunidos para falar e buscar soluções e estratégias de atendimento. É muito gratificante”, destacou Sônia, Diretora do GVS.