A nova Lei Municipal de São Bernardo (6654/2018), sancionada em março, que autoriza o Fundo Social de Solidariedade a repassar recursos angariados junto à iniciativa privada para entidades sociais segue a todo vapor. Foi entregue, nesta sexta-feira (13/04), o décimo segundo cheque de R$ 10 mil, para a Associação Santo Inácio para Integração do Trabalhador Especial –ASSIITE.
O repasse direto para instituições filantrópicas é uma iniciativa pioneira da Administração, com o objetivo de fortalecer os vínculos de parceria entre o poder público e o terceiro setor. “O recurso é livre para que a entidade empregue como precisar. Mais do que a criação do programa, estamos plantando uma semente e gostaríamos muito que outras gestões mantivessem este incentivo ao trabalho social”, declarou o prefeito Orlando Morando durante a cerimônia de entrega do cheque.
A ASSIITE foi fundada em 1980 e capacita pessoas com deficiência intelectual para o marcado de trabalho, desenvolvendo habilidades como a disciplina e o respeito. Ao todo, atende 141 jovens e adultos, somando as duas unidades, no bairro Batistini e no Jardim Santo Antônio. A presidente da entidade, Maria Marcia Cardoso, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Fundo e este novo olhar ao assistencialismo. “Com este valor, conseguiremos realizar a manutenção no telhado e na parte elétrica, das duas unidades”, informou.
Ao todo, serão repassados R$ 554,2 mil para cerca de 50 instituições sem fins lucrativos que atuam dentro do município. As entidades estão sendo orientadas por grupo de trabalho multi secretarial da Prefeitura – formado pelas pastas de Finanças, Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Procuradoria-Geral do Município (PGM) –, que atua no encaminhamento de processos de regularização das instituições para recebimento dos valores.