O pentacampeão mundial Ronaldinho Gaúcho vai se filiar ao Patriota (PEN-51), partido para onde deve migrar o deputado federal Jair Bolsonaro. O ex-ogador da Seleção Brasileira será candidato ao Senado por Minas Gerais em 2018. O ex-atacante Somália, que jogou pelo Fluminense e América Mineiro, deve ser seu suplente. O confronto será com a ex-presidente Dilma Rousseff, PT, que também pleiteia a vaga no senado por Minas Gerais no próximo ano.
O acordo foi sacramentado em um encontro entre Ronaldinho e o vice-presidente do Patriota, Gutemberg Fonseca. Depois ambos posaram para fotos juntos, no Rio de Janeiro, segurando a biografia de Jair Bolsonaro.
Tudo deve ocorrer oficialmente em março de 2018, durante a janela partidária para trocar de legenda, quando Bolsonaro deverá ir definitivamente para o Patriota (hhoje está no PSC).
O partido Patriota, hoje com apenas três deputados, que alcançar meta de eleger de 15 a 25 deputados em 2018 e ficar entre as dez maiores bancadas graças ao efeito Bolsonaro.