O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, cobrou, nesta sexta-feira (19/05), a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) por soluções de curto e médio prazo para melhorar a situação do transporte de veículos e passageiros pela Balsa João Basso, no Riacho Grande, que liga a região do bairro Tattetos, pela Represa Billings.
Em reunião, no gabinete do Paço, com o CEO da Emae, Luiz Carlos Ciocchii e demais integrantes da empresa paulista, ficou estabelecido que a ação imediata será pelo estudo por um aumento de mais uma balsa – duas em operação simultânea –, para desafogar a fila espera, que ocorre na Estrada do Rio Acima.
Ao final da reunião, ficou estabelecido que uma série de encontros serão realizados para cobrança de efetividade quanto a evolução das tratativas.
“Pela primeira vez abrimos a Prefeitura para ajudar nos planos que possam, de fato, melhorar a situação da travessia. Em 30 dias, ficou combinado de que eles vão trazer orçamento de uma nova balsa. E de nossa parte, orçamento de um atracadouro (estrutura para atracar barcos, balsas). O que houve no passado, é que muitos prefeitos deixavam a responsabilidade de que é um problema apenas do Estado. Entretanto, estamos dispostos a entrar com recursos para obter resultados efetivos”, comentou o chefe do Executivo.
Atualmente a quantidade de veículos a ser transportada é de 23 carros e a de pedestres, de aproximadamente 300, número insuficiente para atender o aglomerado de usuários que recorrem ao serviço. Por ano, a Emae estima que travessia transporta, aproximadamente, 2,4 milhões de pedestres e 800 mil veículos em 58 mil viagens.
“São números consideráveis e que nos chama a atenção para conseguir efetuar uma melhoria efetiva. Recebi dos dirigentes um retorno positivo para de maneira célere conseguirmos colocar em prática. Prova disso, é o cronograma de reuniões para avançarmos a pauta”, pontuou Morando.
SITUAÇÃO
Uma das condições acertadas pela Prefeitura será na fiscalização da invasão de terras que ocorre nas proximidades da Balsa. A medida foi um pedido por parte da Administração ao Emae como auxílio, o que também foi convergido.