O objetivo era escapar da zona do rebaixamento, mas São Bernardo e Ferroviária empataram por 0 a 0 no estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista, e continuam ameaçados da degola no Campeonato Paulista. O time da casa jogou melhor, mas viu o adversário se segurar para arrancar o empate na 10ª rodada. O resultado é péssimo para os dois times.
O São Bernardo chega a três jogos sem vencer, sendo duas derrotas e um empate, e continua ameaçado pelo rebaixamento. O time é o 14º colocado na classificação geral com 10 pontos, e é o lanterna do Grupo A, que ainda tem Corinthians, Ituano e Botafogo. Nas duas últimas rodadas, o São Bernardo terá pela frente o Linense em casa, na penúltima rodada, e o São Paulo, fora de casa, no fechamento do campeonato.
Já a Ferroviária, que venceu o Corinthians na rodada passada por 1 a 0, é o primeiro time na zona do rebaixamento, no 15º lugar na classificação geral, com nove pontos. O time também é o lanterna do Grupo B, que ainda tem São Paulo, Linense e Red Bull Brasil. A Ferroviária recebe o Ituano na próxima rodada, e fecha sua participação no Paulistão contra o Botafogo, em Ribeirão Preto.
ZERADO
Diante da torcida e sabendo que precisava da vitória para se afastar da zona do rebaixamento, o São Bernardo não deu espaços para a Ferroviária jogar. Com mais posse de bola e atacando bastante pela direita, principalmente com Eduardo e Marcinho, os mandantes tiveram boas chances de abrir o placar antes dos dez minutos de jogo.
O São Bernardo criou três boas chances, todas elas em chutes de fora da área. Rafael Costa, duas vezes, finalizou com força, exigindo boas defesas de Tadeu. Depois foi a vez de Fellipe Mateus acertar um bom chute, dando trabalho ao goleiro da Ferroviária, que foi o destaque do primeiro tempo. Apesar da pressão, o São Bernardo não conseguiu abrir vantagem.
Na metade da etapa inicial o jogo ficou muito truncado no meio de campo, com os dois times errando muitos passes. A Ferroviária só teve uma chance real no fim do primeiro tempo, quando Alan Mineiro e Elder Santana exigiram duas boas defesas do goleiro Daniel, que garantiu o empate antes do intervalo.
POUCAS EMOÇÕES...
O panorama da etapa final continuou semelhante ao do primeiro tempo, mas dessa vez com poucas chances de gol. O São Bernardo continuou tendo mais posse de bola e tentava chegar pela lateral direita, com Eduardo e Fellipe Mateus, mas a Ferroviária se defendia como dava.
Já os visitantes abusavam do "chuveirinho" para tentar abrir o placar. Com Alan Mineiro, ex-Corinthians, na armação das jogadas, a Ferroviária apostava nos lançamentos longos para tentar furar a marcação do São Bernardo, que se defendia em linha na intermediária do campo.
Com pouca criação, o São Bernardo voltou a arriscar de longe no fim da partida e, de novo, Tadeu apareceu para salvar a Ferroviária. Fellipe Mateus acertou um belo chute de fora da área, mas o goleiro se esticou para evitar aquele que seria o gol da vitória dos mandantes. No último lance do jogo, aos 47 minutos, Patrick Vieira acertou o travessão e, por pouco, não fez o gol do São Bernardo.
PRÓXIMOS JOGOS
Na 11ª e penúltima rodada do Campeonato Paulista, os dois times voltam a campo no próximo sábado. O São Bernardo enfrenta o Linense, fora de casa, às 16 horas, enquanto a Ferroviária tenta sair da zona do rebaixamento diante do Ituano, em Araraquara, às 19 horas.
FICHA TÉCNICA
SÃO BERNARDO 0 X 0 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Primeiro de Maio - São Bernardo do Campo (SP)
Data: 22 de março de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Mauro André de Freitas
Público: 2.192 pagantes
Renda: R$ 20.855,00
Cartão Amarelo: São Bernardo: Fellipe Mateus; Ferroviária: Kelvy, Renato Xavier
SÃO BERNARDO: Daniel; Eduardo, Anderson, João Francisco e Paulo Henrique; Willian, Rafael Costa e Fellipe Mateus (Patrick Vieira); Marcinho (Iago Maidana), Walterson (Rodolfo) e Edno - Técnico: Sérgio Vieira
FERROVIÁRIA: Tadeu; Jonathan, Patrick, Leandro Amaro e Willian Cordeiro; Renato Xavier, Luan, Kelvy e Alan Mineiro (Juninho); Tiago Marques (Leonardo) e Elder Santana (Fábio Souza) - Técnico: Paulo César de Oliveira