A Mercedes acha que em time que está ganhando não se mexe, por isso manteve tudo igual por dentro. O painel é eficiente e tem uma boa tela, mas não muito intuitiva
Você compraria um Mercedes-Benz CLA 200 sabendo que um Mercedes-Benz C 180 é maior e mais barato? O primeiro custa R$ 153.900, enquanto o compatriota, R$ 148.900. E será que vale pagar a mais por ele? Talvez pelo estilo coupé de quatro portas mais jovial e não conservador. Assim como os modelos A 200, B 200, C 180 e GLA 200, o CLA 200 também ganhou motor flex 1.6 turbo e injeção direta – os dados de desempenho não mudaram em relação ao antigo propulsor a gasolina. O fôlego do “Baby-CLS” agrada pelas boas acelerações, mesmo sendo 5 kg mais pesado que o C 180 (1.425 kg).
O câmbio de dupla embreagem tem sete marchas, porém, as reduções poderiam ser mais rápidas, como no Audi A3 Sedan. Para extrair o máximo desse Mercedes-Benz é melhor trocar sequencialmente as marchas e acionar o modo Sport. Aí a diversão aumenta pela forma como a potência é entregue. Além do Sport, há ainda Eco, Comfort e Individual – eles alteram, por exemplo, motor, câmbio, direção e funcionamento do ar-condicionado. A direção só poderia ser mais firme no Eco e no Comfort em velocidades mais altas. Aliás, na estrada, o consumo foi de 14 km/l (com gasolina).
Sabe aquele clichê que diz “firme na medida certa”? Vale para as suspensões do CLA 200. Na cidade, elas não incomodam ao passar por imperfeições no asfalto e ainda garantem altas doses de estabilidade em curvas rápidas. O visual ficou mais bonito com o face-lift mostrado no Salão de Nova York deste ano, com novos para-choques, faróis de LED, grade do radiador e rodas redesenhadas. A cabine trouxe novos revestimentos dos bancos, novo painel, comandos cromados, mais conectividade e integração com o smartphone.
A central multimídia tem tela de 8” e exibe as imagens da câmera de ré (uma novidade). O CLA é mais apertado internamente que o C 180, principalmente para os ocupantes mais altos que raspam a cabeça no teto devido à inclinação da coluna C. As luzes internas podem ser configuradas em 12 cores. Já em segurança são sete airbags e há sistema de estacionamento automático. O preço pode atrapalhar a vida do CLA 200 flex, pois ele custa mais que um Audi A3 Sedan Ambition (R$ 142.986). Este dotado de motor 2.0 de 220 cv de potência.
Ficha técnica
Mercedes-Benz CLA 200 Vision
Preço básico: R$ 153.900
Carro avaliado: R$ 175.900
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V, turbo, injeção direta