O Instituto Veritá realizou pesquisa de opinião para o 2º turno das eleições municipais em Santo André, na Grande São Paulo, entre os dias 04 e 08 de outubro.
No levantamento espontâneo, Paulo Serra, PSDB, aparece com 70,4% dos votos válidos (49,3% dos votos totais) e Carlos Grana, PT, atual prefeito da cidade, é aparece com 29,6% dos entrevistados dos votos válidos (20,7% dos votos totais). Nos votos totais, de forma espontânea, branco/nulo somam 13,1% e indecisos com 16,9%.
Espontânea
Quando os entrevistados são estimulados com os nomes dos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições na cidade, os resultados são, ainda, mais favoráveis ao candidato tucano. Paulo Serra aparece com 68,5% dos votos válidos (54,4% dos votos totais) enquanto que o candidato petista, Carlos Grana, aponta com 31,5% dos votos válidos (25,0% dos votos totais). Nos votos totais, brancos/nulos apresentam pequeno crescimento e chegam a 14%, enquanto que os indecisos apresentam uma grande queda e passam a representar apenas 6,7%, uma queda de mais de 10%.
Estimulada
Se as eleições fossem hoje, mesmo que todos os indecisos votassem no candidato petista, a soma geral não alcançaria o representante do PSDB nas eleições de Santo André de 2016.
Para o eleitorado da cidade, 71,6% dos votos válidos acreditam que o tucano Paulo Serra será o próximo prefeito e 28,4% acreditam, ainda, na reeleição de Carlos Grana, PT.
Analisando os votos em primeiro turno, levantamento realizado de maneira espontânea, Carlos Grana cresceu em 5,2% dentre os votos totais, mas teve queda de 0,4% nos votos válidos, enquanto que seu adversário, Paulo Serra, quase dobrou, chegando a um crescimento de 21,7% dos votos totais e com crescimento de 34,5% dos votos totais.
O candidato tucano é o mais citado entre todas as faixas etárias, sexo, bairros (regiões), religião, etnia (raça) e nível sócio econômico. No levantamento, Carlos Grana, PT, só é mais citado entre os que são analfabetos ou que possuem até a 3ª série do curso fundamental.
A "Onda Azul" que atingiu a campanha de Dória em São Paulo, com certeza influenciou o andamento das eleições em Santo André. O resultado obtido no levantamento demonstra, claramente, que a rejeição ao Partido dos Trabalhadores, PT, do qual o atual prefeito representa é gigantesco devido a todos os escândalos e as denúncias na "Lava Jato".
O "Cinturão Vermelho" está prestes a ser totalmente banido da macrorregião que inclui a Capital Paulista e a região do Grande ABCDMRR.
O Instituto Veritá realizou pesquisa de intenção de voto para Prefeito de Santo André - SP. Com 802 entrevistados. Período entre 04 a 08 de outubro de 2016. Abrangência Santo André - SP. Intervalo de confiança de 95%. Margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. REGISTRO/TRE-SP: SP-00297/2016.