Orlando Morando, PSDB, e Alex Manente, PPS, disputarão o 2º turno nas eleições municipais de 2016 para a Prefeitura de São Bernardo do Campo.
O tucano Orlando Morando é deputado estadual e disputa a prefeitura pela segunda vez. Na primeira, em 2008, enfrentou Luiz Marinho, PT, que teve toda a máquina petista, incluindo diversas visitas de Lula aos palanques do ex-ministro. Chegou a ir para o segundo turno, mas a onda do cinturão vermelho surfava na aprovação do governo petista.
Orlando Morando, em diversas pesquisas divulgadas aparecia atrás de seu concorrente do PPS, mas no fechamento das urnas na noite de hoje, 02, obteve a liderança no 1º turno com 45,07% dos votos válidos (169.310), enquanto seu principal adversário, Alex Manente, PPS, atingiu 28,41% dos votos válidos (106.726).
Disputando a prefeitura pela terceira vez, Alex Manente, deputado federal pelo PPS, perdeu no primeiro turno em 2008 e 2012.
A apuração da votação em São Bernardo apontou o candidato do PT e apadrinhado do atual prefeito, Luiz Marinho, PT, Tarcisio Secoli, como terceiro colocado atingindo 22,57% dos votos válidos (84.768). O fracasso eleitoral de Tarcísio coloca ponto final na era petista inaugurada por Luiz Marinho em 2008.
O ex-vereador Tunico Vieira, PMDB, registrou 1,88% dos votos válidos (7.046); Aldo Santos, PSOL, obteve 1,86% dos votos válidos (6.972) e César Raya, PSTU, registrou 0,22% dos votos válidos (815).
Orlando Morando chegou ao comitê na avenida Faria Lima por volta das 21 horas acompanhado de seu vice, Marcelo Lima, SD, sua esposa Carla e Maurício Soares, PHS.
“Como este time é bom. Quero agradecer muito a dedicação de todos. Foi na chuva, no frio, no sol. Agora, a partir de amanhã (hoje), quero todos de sandália da humildade. Nada de salto alto. Vamos continuar com o mesmo empenho para consolidar a vitória”, comentou. Ao falar sobre estratégia na busca por votos, Morando alfinetou o rival. “Vamos buscar todos os partidos que apoiaram o PT. Mas, o PT, jamais. A cidade sabe muito bem quem é aliado deles”, disparou o tucano inflamado pelos resultados nas urnas que contradizeram as pesquisas publicadas por outro jornal diário da região e pelo SHEAL de Santo André.
Reclamando muito de ter sido difamado e ter sido alvo de mentiras, Alex Manente, PPS, chegou ao comitê da campanha sem o mesmo entusiamo do tucano.
“Foi grande resultado apenas com gente que acredita em mim. Vamos às ruas propor que as pessoas façam a comparação entre os dois candidatos. Buscaremos os votos que o Orlando conseguiu transferir de mim para ele. Minha prioridade não são os partidos, eu vou mesmo conquistar os eleitores”, declarou o deputado federal pelo PPS, Alex Manente.
Outros fatores a serem analisados são com relação ao índice de eleitores registrados que não compareceram às urnas atingindo 122.581, índice maior que o número eleitores que votaram no candidato popular socialista. Votos brancos atingiram 31.617 e nulos 81.842.
O total de eleitores registrados em São Bernardo é de 611.777 e os votos válidos foram de 375.637.
O segundo turno será realizado no próximo dia 30 de outubro. Os candidatos Orlando Morando, PSDB, e Alex Manente, PPS, poderão reiniciar suas campanhas a partir de hoje, 03 de outubro, após às 17:00 horas.
Vereadores eleitos em São Bernardo do campo