O Rede Sustentabilidade, partido da Marina Silva, anunciou nesta segunda-feira (01/08), apoio ao pré-candidato a prefeito de São Bernardo do PSDB, Orlando Morando, nas eleições de 2016 e, ainda, indicou Inácia Sousa como postulante ao cargo de vice-prefeita na chapa.
O anuncio foi feito pelo porta-voz estadual Nelson Pedroso e o porta-voz municipal Ricardo Garcia. Também marcaram presença lideranças importantes do partido e pré-candidatos a vereador, como o ex-deputado estadual Giba Marson.
Para o porta-voz Nelson Pedroso, o perfil do candidato foi fundamental para a escolha de qual caminho o Rede seguirá nessas eleições. “Reconhecemos o histórico pessoal e político do Orlando e isso que fez a nossa escolha por ele. O fato dele não ter nenhum risco judicial, e ter propostas firmes para executar e sinceras foi muito importante para decidirmos caminhar juntos”, explicou.
“É uma alegria e confiança muito grande anunciar essa coligação pragmática. Temos muita sinergia e vamos caminhar juntos em prol de São Bernardo”, disse o porta-voz municipal Ricardo Garcia.
O Rede Sustentabilidade será o nono partido a apoiar a candidatura do PSDB nas eleições municipais de São Bernardo. Também estão no arco de aliança o PHS, PSC, PRTB, PRP, PMB, PEN e SD.
“Recebo com muita alegria e responsabilidade o apoio do Rede. Com certeza eles contribuirão muito com o nosso projeto, principalmente na área de sustentabilidade. Quanto a vice, a Inácia tem o meu total respeito, assim como os demais postulantes”, concluiu Orlando Morando.
Marina Silva x Lula - o início da batalha de 2018 começa em São Bernardo
Reduto político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, é o alvo de Marina Silva, Rede, nas eleições municipais de 2016.
O objetivo, de acordo com analistas, seria enfraquecer o seu eventual adversário do PT em uma futura eleição para presidente em 2018.
Marina silva e Lula são apontados por pesquisas como sendo os principais nomes para as eleições de 2018. De acordo com pesquisa Datafolha realizada em 14 e 15 de julho desse ano, o adversário petista apareceria à frente.
Num cenário onde a disputa fica entre Lula (PT), Marina (Rede) e o senador Aécio Neves (PSDB), o petista lidera com 22%, Marina fica em segundo com 17% e o tucano teria 14%.
Nesse caso, Jair Bolsonaro (PSC) teria 7%, Ciro Gomes (PDT) 5%, Michel Temer (PMDB) 5%, Luciana Genro (PSOL) 2% e Ronaldo Caiado (DEM) e Eduardo Jorge (PV) teriam 1% cada um.
De acordo com o Datafolha, o ex-presidente Lula não conseguiria vencer num possível segundo turno a ex-senadora Marina Silva (Rede) ou o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB).
A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de julho e entrevistou 2.792 pessoas em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Leia os resultados da pesquisa Datafolha, em PDF, realizada em 14 e 15 de julho de 2016
Veja os resultados da pesquisa Datafolha sobre intenção de voto para presidente em 2018:
Presidência 2018 1º Turno
Cenário 1 - com Aécio
- Disputam: Lula, Marina, Aécio, Bolsonaro, Ciro
- - Lula 22%
- - Marina 17%
- - Aécio 14%
- - Bolsonaro 7%
- - Ciro 5%
- - Brancos e nulos 18%
- - Não opinaram 7%
Cenário 2 - com Alckmin
- Disputam: Lula, Marina, Alckmin, Bolsonaro e Ciro
- - Lula: 23%
- - Marina: 18%
- - Alckmin: 8%
- - Bolsonaro: 8%
- - Ciro: 6%
- - Brancos e nulos: 20%
- - Não opinaram: 7%
Cenário 3 - com Serra
- Disputam: Lula, Marina, Serra, Bolsonaro e Ciro
- - Lula: 23%
- - Marina: 17%
- - Serra: 11%
- - Bolsonaro: 7%
- - Ciro: 6%
- - Brancos e nulos: 19%
- - Não opinaram: 7%
Cenário 4: com Aécio, Serra e Alckmin e Sérgio Moro
- Disputam: Lula, Marina, Aécio, Serra, Alckmin, Bolsonaro e Ciro
- - Lula: 22%
- - Marina: 14%
- - Aécio: 10%
- - Moro: 10%
- - Bolsonaro: 5%
- - Brancos e nulos: 14%
- - Não opinaram: 6%
Rejeição em %
- - Lula (PT) 46
- - Aécio (PSDB) 29
- - Temer (PMDB) 29
- - Serra (PSDB) 19
- - Jair Bolsonaro (PSC) 19
- - Marina (Rede) 17
- - Geraldo Alckmin (PSDB) 16
- - Ciro (PDT) 13
- - Luciana Genro (PSOL) 12
- - Eduardo Jorge (PV) 10
- - Ronaldo Caiado (DEM) 10
- - Sergio Moro (sem partido) 9
Presidência 2018 2º Turno
2º Turno Marina X Lula
2º Turno: Serra X Lula
2º Turno Aécio x Lula
2º Turno alckmin X Lula
2º turno: Marina X Aécio
2º Turno Marina x Alckmin
- - Marina 47%
- - Alckmin 27%
2º turno Marina x Serra
METODOLOGIA
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo da pesquisa é composto pela população com 16 anos ou mais do país.
Nesse levantamento realizado do dia 14 ao dia 15 de julho de 2016, foram realizadas 2.792 entrevistas em 171 municípios, com margem de erro máxima 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.