O DEM (Partido Democrata) fechou com o pré-candidato Alex Manente, PPS, em São Bernardo do Campo, para as eleições municipais de 2016.
O acordo foi fechado na última segunda-feira, 27 de junho, por Alex, o vereador e presidente do DEM-SBC, Mauro Miaguti e do secretário de Habitação do Estado de SP e líder do partido no estado, Rodrigo Garcia.
O DEM-SBC já havia anunciado a saída do bloco que apoia o prefeito petista Luiz Marinho.
De acordo com fontes do DEM-SBC, a escolha de Miaguti foi por poder influenciar no plano de governo de Alex, PPS, no setor de desenvolvimento econômico. Pessoas próximas a Alex disseram que no acordo de apoio deveria estar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que ficaria com o DEM-SBC.
Miaguti é o quarto verreador que estava ao lado de Luiz Marinho que passa a apoiar Alex Manente em detrimento do pré-candidato de Luiz Marinho, PT, a sua sucessão, o secretário Tarcisio Secoli.
Questionado sobre não apoiar o candidato do PT, o vereador Miaguti disparou: “Não tem como (apoiar), até pelo perfil que o DEM adotou em Brasília, de contestação ao PT”.
Em 2012, o DEM esteve na coalizão de Marinho. Miaguti foi eleito com 2.695 votos – em 2008, herdou cadeira de Ramon Ramos (PDT), cassado por porte ilegal de arma. O democrata é presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Bernardo e chegou a ser cotado para ser secretário de Desenvolvimento Econômico no segundo mandato de Marinho.
Outro parido que cogita a saída do arco de apoio ao PT de São Bernardo é o PSD. Ramiro Meves foi oficialmente exonerado do cargo de subprefeito de Rudge Ramos, cargo que ocupou desde a primeira eleição do petista, Luiz Marinho, em 2008.
Na Câmara, o PSD conta com um vereador Reginaldo Burguês. Ramiro Meves deve ser candidato a vereador pela sigla nas eleições municipais de 2016.